Da ONU para a sala de aula

190 alunos da Escola Joaquim Simão buscam soluções da Agenda 2030

desenvolvimento sustentável

De olho nos objetivos de desenvolvimento sustentável direção, professores e alunos da Escola Estadual Joaquim Simão, de Santa Isabel, promovem nessa segunda quinzena de agosto a “Mostra Cultural Vivenciando os ODS”.

Veja Também

O passo inicial foi dado essa semana com os alunos da sexta e sétima séries que, liderados pelas professoras Marisa Souza e Emeline Pereira, de história e geografia respectivamente, plantaram 100 mudas de árvores nativas ao longo do ribeirão Pilões que passa próximo à escola no bairro Redentor.

Os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) são propostas da ONU (Organização das Nações Unidas) para serem atingidos por todos os países até 2030. Composto de 17 eixos ambiciosos e interconectados buscam promover o crescimento sustentável global.

É parte da Agenda 2030 e foi assinado por todos os 193 países membros da Organização.
Os trabalhos desenvolvidos essa semana pelos estudantes são parte dos eixos 14 e 17 que tratam da “Vida na água” e a “Vida terrestre”, visão que permeia a qualidade da água e sua conservação. – Por isso escolhemos o plantio de árvores nas margens do ribeirão já que aqui, nas proximidades da Escola, não há mata ciliar”, explica a Prof. Emeline.

Foram plantados todos os tipos de ipê, ingá, sibipirunas, mulungu, aroeira, angicos e outras variedades de árvores típicas da flora paulista fornecidas pela secretaria de meio ambiente de Santa Isabel.

Mas a iniciativa não termina no plantio de árvores. Todas as séries da escola estão envolvidas mobilizando inclusive pessoas da comunidade que vive em torno da unidade escolar. Entre as atividades está o reuso de materiais, reciclagem e reaproveitamento de produtos descartáveis. O exemplo é a sacola feita com sacos de ração, sabões feito com óleo de cozinha usados.

Entre as atividades palestras sobre diversos assuntos provocando debate e orientações sobre DSTs, gravidez na adolescência, desigualdade e racismo, direito social, inclusão, igualdade de gêneros e diversidade.

Segundo a professora Marisa, entre outras atividades os estudantes vão construir painéis para energia solar, ventoinhas para energia eólica e outras experiencias em busca de também despertar o empreendedorismo. – Pretendemos que eles levem essas iniciativas para casa, estendendo para a família o que aprendem na escola.

Todo o resultado dessa a última quinzena será apresentado para as famílias e para as pessoas interessadas em descobrir o mundo que se pretende, entre os dias 30; 31 de agosto e primeiro de setembro, na Escola, localizada no km 70,5 da rodovia SP 56 (Joaquim Simão).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments