No Pé do Ouvido

por Redação

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.475 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

IGARATÁ

APRESSADOS – O período de propaganda eleitoral só começa após o dia 15 de agosto, depois das convenções partidárias. Até lá os pré-candidatos tem que andar no fio da navalha para não cometerem irregularidades com propaganda antecipada. Só que esqueceram de avisar a dois pré-candidatos: um do PL e outro do Democracia Cristã. Os dois apressadinhos já saíram nas redes sociais, divulgando o número de candidatura três meses para a liberação das propagandas.

PRESSA TEM PREÇO – A pressa pode custar caro, muito caro. A multa prevista para este tipo de presepada varia de R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00. O que é preciso saber é quem vai pagar a multa, se o próprio bolso do apressadinho ou uma manobra para utilização do fundo eleitoral?

SEM REMÉDIO – Depois de ter o alvará concedido e posteriormente cassado pela Prefeitura de Igaratá, a associação que cuida da Farmácia do Povo, projeto de distribuição gratuita de medicamentos para a população que necessita, ficou impedida de distribuir os medicamentos que tinha em estoque em Igaratá.

COM REMÉDIO – Com a situação crítica das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o pessoal que cuida da Farmácia do Povo resolveu enviar para lá, doação de parte dos medicamentos estocados em Igaratá e que foram impedidos de distribuir por falta de liberação da licença de funcionamento pela Prefeitura. Coube ao vereador Gabriel Prianti, voluntário da associação providenciar a doação dos medicamentos para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

RENUNCIA? – Circula nos bastidores da política a informação de que a vereadora Bruna Lourenço poderia voltar atrás novamente e solicitar a prorrogação de sua licença maternidade de 120 dias, em mais 60 dias. Ela já havia pedido o benefício e depois renunciado.

OU NÃO? – Por trás De toda essa manobra estaria a vontade do Prefeito Elzo e dos vereadores de seu partido, o PL, para que o suplente Richard Siqueira não tivesse oportunidade de assumir a vaga durante a licença de Bruna. Até 120 dias, a cadeira de vereador pode ficar vaga, sem a necessidade do suplente assumir. Passou de 120 dias, é obrigatório chamar o suplente.

ESTRATÉGIA – Só que agora, o boato, que circula forte pelos bastidores da Câmara Municipal, diz que Bruna somente pediria o benefício ao final dos 120 dias de licença. Com isso, ela teria direito à prorrogação de sua licença maternidade, não renunciando esse benefício.

PREJUDICAR – Aliás essa renúncia a prorrogação de sua licença maternidade, convenhamos, é um absurdo total, que prejudica a luta e o direito de todas as mulheres. Com isso o pessoal de seu partido, pelo menos em parte, terá conseguido mesmo que parcialmente prejudicar Richard que, de um total de 180 dias que poderia sentar na cadeira de vereador, só conseguirá por 60 dias. A esperar!

SE É PÚBLICO – Nesta semana terminou o prazo de regularização do título eleitoral para as eleições de outubro deste ano. Que os políticos se empenharam junto aos eleitores para essa regularização, não é novidade para ninguém. Toda eleição é assim. Só que teve vereador, que provavelmente não soube distinguir a linha que separa o público do privado.

NÃO É PRIVADO – Foi visto levando eleitores até o cartório eleitoral, só que com um detalhe, utilizando o veículo oficial da Câmara para essa empreitada. E se tem algo que é proibido e pode dar até cassação de candidatura é utilizar veículo público com finalidade eleitoral. Esse arrumou um belo problema para se preocupar.

SABESP – Nesta semana, todos os prefeitos do Vale do Paraíba, incluindo Igaratá, se reuniram na quarta-feira (8/5) no Palácio dos Bandeirantes com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tratar do processo de desestatização da Sabesp, liderado pelo Governo do Estado.

SABESP 2 – Durante a reunião, o arquiteto e advogado Guilherme Arantes, foi elogiado pelas argumentações coerentes e precisas feitas sobre todo o processo. Mas como santo de casa não faz milagres, Guilherme, cidadão e ex-Secretário de Igaratá, participou da reunião, só que representando outro município: Ubatuba.

SANTA ISABEL

HOMENAGEM – Eram cinco as árvores da Praça dos Expedicionários, cada uma homenageando um dos isabelenses que atuaram na segunda guerra mundial. Apenas três sobrevivem aos maus tratos com que são mantidas as árvores dos “Pracinhas”. Elas representavam os valentes Francisco José Mineiro; Juvenal Ferreira; José Alves Queluz; Avelino José Benedito e Ernesto Rodrigues.

HOMENAGEM 2 – No dia cinco de maio quando se comemora o dia do Expedicionário Brasileiro, uma cerimônia reuniu autoridades e familiares dos heróis que levaram o nome de Santa Isabel às terras conflagradas na Europa. Exceto os familiares, a orquestra e as autoridades, ninguém mais foi convidado.

ÁRVORES – Por falar em árvores o secretário de Meio Ambiente precisa andar pelas ruas e praças observando os inúmeros espécimes que dão sombra na cidade. Muitas estão cobertas pela erva de passarinho o que as torna, cada dia mais frágeis. Não adianta fazer discurso, é mais importante zelar pelo que já existe.

SUPLENTE – Na próxima semana, a Câmara Municipal de Santa Isabel deve colocar em votação o afastamento do vereador Luizão Arquiteto. Ao que parece, Luizão, que está preso desde o último dia 16 de abril solicitou ao legislativo o seu pedido de afastamento. Messias Kendy Fujiwara, suplente de Luizão, já protocolou junto a Câmara o documento a fim de ocupar a cadeira vazia na Casa.

SUPLENTE 2 – A Câmara Isabelense esclarece que o suplente só é acionado a ocupar a vaga após licença do titular superar os 120 dias. Salvo em outras situações como perda do mandato seja essa por infringir quaisquer proibições estabelecidas pela Lei Orgânica Municipal ou quando este perde seus direitos políticos por meio da justiça eleitoral conforme previsto na Constituição Federal.

PRORROGOU – A prefeitura prorrogou mais uma vez a conclusão das obras da Pista de Skate. Embora parece que está finalizando as obras devem ser concluídas mesmo só em agosto. No último dia 03 a secretaria de Esporte assinou novo aditivo ao contrato prorrogando por mais 60 dias a conclusão das obras. Finalizado ou não, alguns skatistas já estão utilizando o espaço resta saber se o uso antecipado pode acabar prejudicando a qualidade do trabalho final.

QUALIFICAÇÃO – A Prefeitura abriu no início deste mês edital de qualificação de Organização Social de Saúde (OSS) que queiram se qualificar visando a posterior abertura de chamamento público, para celebração de contrato de gestão de serviços de saúde relacionados aos Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de serviços do Caps, CAMI, Central de Fisioterapia, Centro Integral de Transporte Sanitário e o Pronto Atendimento Infantil.

QUALIFICAÇÃO 2 – O que não ficou muito claro é se a empresa qualificada participará do certame que licitará todos estes serviços em um só contrato. Se assim for, a prefeitura deve firmar um contrato milionário uma vez que se tratam de grandes e importantes serviços. Espera-se que a contratada consiga dar conta de tudo, principalmente da gestão do tão esperado Pronto Socorro Infantil.

SERÁ O FIM – O edital de qualificação parece estar também antecipando o fim da era da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo em Santa Isabel. A atual administradora dos postos de saúde já teve a saída misteriosa e as pressas de uma de suas prestadoras de serviço para limpeza e vigilância das unidades. O mistério é se a São Bernardo sai antes do fim do ano ou não.

AGENDA – No dia 26 de Maio está agendada a 13ª festa da Feijoada, evento já tradicional que reúne isabelenses e mogienses na Associação Cultural Agrícola do Itapeti. O serviço será das 12 às 15 hrs. O Ingresso está sendo vendido a 40 reais, lá na hora, ficará mais caro. Reservas pelo 4727 7593.

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments