Santa Isabel confirma primeiras mortes por dengue

Dois homens de 24 e 71 anos foram as primeiras mortes por dengue confirmadas na história da cidade desde o período de acompanhamento das arboviroses

mortes por dengue
Agentes da secretaria Municipal de Saúde seguem realizando visitas domiciliares e orientando moradores em diversos bairros da cidade.

Pela primeira vez, desde o período de acompanhamento das arboviroses iniciado há cerca de 17 anos, Santa Isabel registrou as primeiras mortes por dengue. Trata-se de dois pacientes de 24 e 71 anos, ambos já tinham comorbidades e apresentaram complicações em seus quadros positivos de dengue. Apesar das mortes confirmadas, município começa a notar a baixa no surgimento de novos casos bem como de internações em decorrência da doença.

Foi notícia no Ouvidor

Nesta semana, o Instituto Adolfo Lutz encaminhou a secretaria de Saúde de Santa Isabel os laudos que confirmaram a morte por complicações da dengue, de dois pacientes na cidade. Estes residiam nos Bairros Vila Nova e Parque São Benedito.

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, o paciente de 24 anos, primeira morte confirmada na semana, tinha histórico de anemia falciforme. O paciente foi internado no dia 12/04 com quadro grave de falciforme e morreu no dia seguinte, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

No segundo caso, o homem de 71 anos, tinha histórico de diabetes, hipertensão e tinha sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) há cerca de 30 dias.  O idoso apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 04 de abril com piora do quadro nos dias seguintes. Transferido para o Hospital Luzia de Pinho Melo em Mogi das Cruzes, ele faleceu no último dia 12 de abril.

De acordo com o boletim epidemiológico do estado de São Paulo, Dengue SP, Santa Isabel registra um total de 1.377 casos positivos de dengue e ainda aguarda o envio de laudo do Instituto Adolfo Lutz sobre mais uma morte em investigação na cidade. Os bairros Jardim Eldorado, Vila Guilherme e região central respondem pela maioria dos casos confirmados na cidade e a maioria das notificações da doença, saem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ainda assim, de acordo com o diretor Clínico da UPA, Dr. Luiz Jimenez, esta semana a unidade começou a apresentar baixas nas internações em decorrência da dengue.

Na vizinha Arujá, os casos já somam mais de 1.300 notificações e um total de 482 positivos para dengue. Em todo o Alto Tietê, já são 45 mortes por doença e um total de 52.244 casos confirmados de dengue. Em Igaratá, a cidade já soma 245 casos positivos para dengue.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments