7 de setembro: Filmes e séries para assistir e estudar sobre a história do Brasil

O feriado da independência, neste 7 de setembro pode ser uma oportunidade de estudar com toda família

7 de setembro
A novela Novo Mundo é uma aventura romântica ambientada no Brasil do início do século XIX.

A data de 7 de setembro marca a declaração de independência do Brasil. Foi em 1822, às margens do Rio Ipiranga, que Dom Pedro teria dado o grito que romperia sua ligação com Portugal, tornando o Brasil uma nação independente.

Veja Também

Muito marcada por celebrações e livros de história, alguns acontecimentos históricos já foram apresentados em filmes e séries. O estudo por meio de outras linguagens como a audiovisual contribui para que o aluno possa entender o conteúdo, o contexto histórico e sirva como material de apoio na sala de aula.

Para Carlos Gregório dos Santos Gianelli, professor e historiador do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, as obras que retratam períodos históricos podem ser fontes valiosas, principalmente para os estudantes do Ensino Médio. “É comum na época do vestibular, por exemplo, os alunos ficarem muitas horas do dia estudando, os filmes e séries, podem auxiliar nesse processo, tirando um pouco da tensão, é um momento de relaxamento que ainda produz conhecimento”, afirma.

Já Ligia Melo, professora de História do Colégio Marista Paranaense, acredita o conteúdo deve ser olhado e analisado de uma forma crítica. “Alguns filmes e séries inserem histórias não reais com o intuito de prender o telespectador, no entanto apesar do cuidado com os fatos históricos, o audiovisual contribui e até incentiva o aluno a conhecer mais sobre o tema”, revela.

Confira sete opções de filmes e seriados para aproveitar o feriado de 7 de setembro

  1. Os inconfidentes 

A produção brasileira de 1972 conta a história de um grupo de intelectuais e integrantes da elite brasileira que se une para libertar o país da opressão portuguesa. Dos engajados no movimento, Tiradentes é o que está disposto a levar a revolução às últimas consequências.

Onde assistir: Itaucultural play

2 Joaquim

Lançado em 2017, o longa-metragem mostra como um dentista comum de Minas Gerais se torna um relevante herói nacional e consequentemente um mártir. O narrador é ele mesmo, Tiradentes, que volta no tempo para explicar como acabou sendo executado por traição à Coroa Portuguesa, ao liderar a Inconfidência Mineira.

Onde assistir: Claro TV

3. A Muralha 

Esta minissérie retrata o século 17 da história do Brasil. Em um país recém-descoberto, a trama traz as relações entre os bandeirantes, indígenas e portugueses, que desejam os recursos abundantes na nova terra. A muralha é uma referência à Serra do Mar, um grande empecilho para chegar ao centro da nação e um cenário rico em natureza para as relações que se formam entre os personagens.

Onde assistir: Globoplay

4. Novo Mundo

O folhetim histórico escrito por Theresa Falcão e Alessandro Marson narra um conto de amor em tempos de independência do Brasil, desde a viagem da austríaca Maria Leopoldina (Letícia Colin) ao país para se casar com o futuro imperador Dom Pedro 1º (Caio Castro).

Onde assistir: Globoplay

5. Guerras do Brasil.doc

Esse documentário, divulgado em 2019, conta com cinco episódios sobre confrontos que fizeram história no Brasil. Especialistas contam, com apoio de imagens de arquivo e ilustrações, detalhes da Guerras dos Palmares, Guerras da Conquista, Guerra do Paraguai, Revolução de 30 e Guerra do Tráfico.

Onde assistir: Netflix

6. Caramuru – A invenção do Brasil

Em 1500, os europeus descobrem um novo mundo graças aos avanços náuticos. Assim, o jovem pintor Diogo (Selton Mello), se encontra em uma caravela que naufraga na costa brasileira. Lá, ele é recebido pela bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) e sua irmã Moema (Deborah Secco), com quem terá um romance inusitado.

Onde assistir: Globoplay

7. Brasil Imperial

A série produzida pela Fundação Cesgranrio tem uma temporada e narra acontecimentos que marcaram o período imperial brasileiro. Sob o ponto de vista de um jornalista da época, Gonçalves Ledo (Ricardo Soares), os episódios mostram a chegada da família real portuguesa, a relação conturbada do imperador com seus parentes, a escravidão e diversos assuntos que permearam o período.

Onde assistir: Prime Vídeo

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments