Cadeiras de rodas estacionadas em vagas do centro de Arujá, passeata e palestras nas escolas de Santa Isabel. A Semana Nacional do Trânsito contou com agenda agitada nos municípios.
Veja Também
Em Arujá, o uso da criatividade foi o diferencial para despertar a consciência dos motoristas. Nas cadeiras de rodas estrategicamente estacionadas em vagas públicas havia bilhetes com a desculpa mais utilizadas por pessoas que param nas vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs): “É só um minutinho”.
Na sexta-feira, 23/09, uma ação com ciclistas, destacou a importância de trafegar em segurança, com os equipamentos necessários e mantendo distância dos veículos. As ações foram desenvolvidas, ao longo da semana, pela Secretaria Municipal de Segurança e Departamento de Trânsito, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Em Santa Isabel as atividades foram quase que inteiramente feitas nas escolas. As palestras ministradas por Edimar Rodrigues focaram a segurança viária, a necessidade de cuidados ao andar no carro como passageiro e na rua como pedestre.
Além de vídeos, placas de sinalização e slides, durante as palestras os alunos também podiam interagir com os agentes Clóvis de Almeida, Marisa Souza e Jorge Alexandre, que estava especialmente dedicado em dar vida ao mascote Luizinho.
“O mais curioso é que as próprias crianças revelavam os erros mais cometidos pelos pais, como dirigir sem uso do cinto de segurança, falando ao celular, desrespeitando as placas de sinalização da cidade e até estacionando em local proibido”, conta Edimar.
Hoje no Brasil a maior causa de morte entre crianças de 0 a 14 anos são os acidentes de trânsito. Em todo território nacional morrem por dia em média 13 crianças por acidentes de trânsito.