A Orquestra Municipal de Santa Isabel começou 2024 com grandes motivos a serem comemorados. Cinco alunos foram aprovados na Escola Municipal de Música de São Paulo – EMMSP, uma das instituições mais renomadas do país. Agora, esses jovens podem encontrar na música também uma profissão.
Foi notícia no Ouvidor
- Menopausa: Médica destaca a importância do olhar sobre metabolismo ósseo
- Especialista alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental
- PSI celebra Dia Mundial da Educação Ambiental
Já passa de 20 o número de alunos da Orquestra Municipal de Santa Isabel que têm a oportunidade de alçar voos mais altos em importantes escolas da capital paulista. Após um rigoroso processo de seleção, os aprovados foram:
Para o maestro responsável pela Orquestra de Santa Isabel, Edmar Valinhos, o projeto tem proporcionado às crianças e aos jovens Isabelenses oportunidades de destaque no meio musical:
“A música concede a eles a chance de viver um futuro no meio musical. Eles têm a oportunidade de se profissionalizar na Escola Municipal de São Paulo, ou em qualquer instituição que estejam. São novas chances para a vida desses alunos”.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
De aluno a professor
Prova de que a Orquestra de Santa Isabel pode construir novas oportunidades, é o outro destaque isabelense que também viu na música uma oportunidade de crescimento.
Alexandre Marques da Silva, tem 24 anos e faz parte da Orquestra Municipal de Santa Isabel desde 2017. Em 2018 se tornou professor, ensinando aqueles que antes eram seus colegas de turma.
O jovem se formou em trompete erudito na Escola de Música do Estado e atualmente cursa a faculdade de Licenciatura em Música, além de ser aprovado no processo seletivo para fazer aula de especialização em trompete na Escola de Música do Estado de São Paulo:
“É a realização de um sonho e tive muito apoio e incentivo dos meus colegas de trabalho, do maestro Edmar, e dos meus alunos, sou muito grato por isso”.
Fomento à Orquestra
A Orquestra de Santa Isabel vem recebendo diversos tipos de incentivo nos últimos anos, como por exemplo a conquista de uma sede, além de apoio no transporte e alimentação dos alunos. Os músicos também ganharam novos uniformes, manutenção nos instrumentos e agora o município conta com um corpo coreográfico que vem se destacando e crescendo dia a dia.
Para o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, a música na educação de crianças e jovens traz inúmeros benefícios, promovendo a melhoria da saúde mental, a formação da personalidade e auxiliando na capacidade de aprendizagem:
“A música contribui para a expressão e criatividade das crianças, sendo um importante elemento no processo educacional. Portanto, é crucial apoiar e fomentar o ensino musical pela Orquestra Municipal como forma de enriquecer a educação das crianças e promover seu desenvolvimento de forma integral”, destacou o Prefeito.