Gestantes aprendem manobra para desengasgar bebês

A palestra foi conduzida por um grupo de profissionais de saúde de Santa Isabel e orientou gestantes em pré-natal sobre amamentação adequada e manobras para desengasgar bebês

desengasgar bebês
Os encontros com as gestantes são realizados periodicamente em todas as unidades de saúde de Santa Isabel. Foto: Assessoria PMSI

Gestantes de Santa Isabel participaram de uma palestra realizada na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Vila Guilherme. O encontro reuniu temas sobre cuidados gerais com o bebê e as gestantes aprenderam a respeito da amamentação, pega adequada, higienização bucal, além de a manobra aplicada para desengasgar bebês.

Foi notícia no Ouvidor

A palestra, realizada na última sexta-feira (26/04), foi conduzida por um grupo de profissionais de saúde, formado por um enfermeiro, uma dentista e um farmacêutico. Com o uso de uma boneca que simulava um recém-nascido, eles demonstraram como proceder em uma situação de engasgo. O público ouviu atento cada detalhe da Manobra de Heimlich, uma técnica mundialmente conhecida por salvar vidas.

Os profissionais de saúde ensinaram que, em caso de engasgo de um bebê, a primeira ação a ser feita é ligar para o socorro e iniciar imediatamente a Manobra de Heimlich. A criança deve ser posta de bruços em cima do braço da pessoa que irá realizar o socorro. Devem ser feitas cinco compressões entre as escápulas do bebê (no meio das costas).

Caso a respiração não tenha voltado, é preciso virar o bebê de barriga para cima, apoiado no braço, e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Se possível, o corpo estranho deve ser removido da boca da criança. Caso o desengasgo não aconteça, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.

Além do desengasgo, as gestantes aprenderam sobre amamentação, a importância da avaliação odontológica do bebê e informações sobre a cirurgia para correção do freio lingual, que auxilia bebês com dificuldade na sucção do leite materno. Nayara Dorcas N. de M Silva, está no sétimo mês de gestação e aprovou a iniciativa:

“Estou em minha segunda gestação. Tive minha primeira filha há cinco anos na rede particular e lá não recebi todas as orientações que tive agora pelo SUS. Foi nota dez. Coisas que não aprendi na primeira gestação, estou aprendendo agora. Gostei muito!”, afirma a gestante, que aguarda a chegada da pequena Lívia.

Os encontros com as gestantes são realizados periodicamente em todas as unidades de saúde de Santa Isabel e cada um dos encontros aborda uma temática diferente, sempre voltada à saúde da gestante e do bebê. A iniciativa é da Prefeitura de Santa Isabel, por meio da .Secretaria Municipal de Saúde

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments