Vivência democrática – Poucas vezes eu vi ou, se vi, não me lembro. O presidente Lula deu uma demonstração de que respeita e vivencia os valores democráticos, ao anunciar uma parceria com o Governo do Estado para a construção do túnel Santos Guarujá, uma promessa feita a quase cem anos.
Foi notícia no Ouvidor
- No Pé do Ouvido
- No STF, Lula defende regulação das redes sociais no Brasil
- O papel do Supremo Tribunal Federal
Em sua manifestação durante as comemorações do aniversário de132 anos do maior porto do país o Presidente não só anunciou diversas obras em parceria com o Governo do Estado como também fez críticas ao desempenho de seu partido (o PT), nas eleições.
Ao emparceirar com o governador Tarcísio de Freitas, fiel aliado de Bolsonaro, Lula demonstrou não só respeito à população de São Paulo, como também o seu espírito democrático. Ao ser eleito para a presidência da republico, para governador ou para prefeito qualquer cidadão deve, por princípio desvincular-se de partidos políticos. Claro que, e é humano, pode ter suas preferências, mas jamais tomar decisões que possam prejudicar a população ou a governança de um eventual adversário. Poucas vezes no Brasil ou, pelo menos que eu tenha tomado conhecimento, foi tão evidente essa demonstração de convivência democrática que beneficia toda a população.
O que é histórico em todos os níveis de governo, é o repúdio ou a tentativa de criar obstáculos às iniciativas de adversários políticos. Isso pode ser observado inclusive no abandono de obras de antecessores quando o sucessor vem da oposição política. A prova disso são as centenas obras públicas abandonadas por razões inexplicáveis.
Com essa atitude, a meu ver, Lula se consolida no perfil de um estadista. Perfil que começou a construir a partir do momento em que aceitou a candidatura de Geraldo Alckmin como o seu vice. O ex-governador de São Paulo foi adversário de Lula em 2006 perdendo no segundo turno. Ao se alinhar com o ex-tucano, Lula não só atraiu para si a simpatia de alguns políticos ligados ao ex-governador, como também demonstrou o que a política precisa ter: a capacidade de diálogo e superação de diferenças.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
Os investimentos anunciados para São Paulo ontem, em Santos traz para o governador Tarcísio de Freitas e para São Paulo, em especial para a população do litoral santista, a certeza de que o governo federal vai voltar a integrar o esforço do Estado para se tornar mais competitivo no mercado mundial, hoje limitado em razão das barreiras impostas pela falta de recursos.
O importante agora é os projetos saírem das intenções e ingressarem nos canteiros de obras.