Como a maioria das notícias ruins, o suposto surto de meningite rapidamente se espalhou por Santa Isabel. A secretaria de Saúde informa que o Bairro Vila Guilherme, nem os demais do município, registra surto local desta enfermidade.
Veja Também
- Os direitos das pessoas portadoras de câncer de mama
- Tomografia – o dilema entre saúde e economia
- Um sábado especial para a saúde
10, assim que os funcionários abriram a porta um deles falou em voz alta para todos saberem sobre está com surto de meningite no bairro”, diz a pessoa que mandou mensagem para o Ouvidor.
Contudo, nos últimos 30 dias, a secretaria de Saúde Santa Isabel registrou um caso confirmado de meningite. “E ainda estamos no aguardo do resultado Laboratorial para sabermos qual tipo de Meningite”, esclarece a Pasta.
Ainda que o surto seja uma FakeNews, a secretaria de Saúde intensificou a Vacinação Meningocócica e recomenda que os pais ou responsáveis por crianças se atentem em manter a Caderneta de Vacinação devidamente atualizada.
“Essa é a forma mais eficaz de prevenção da doença”, destaca a secretária de Saúde, Helena Inácio.
O que é Meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.
Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. E, em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são as mais atingidas.
O Ministério da Saúde adverte que, somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.