No último sábado, 15/04, mais de 500 pessoas se vacinaram contra a influenza no plantão realizado pela Prefeitura, na Praça Fernando Lopes e no Jardim Eldorado. De acordo com o Dr. Luís Jimenez, Diretor da UPA de Santa Isabel, 70% dos casos atendidos diariamente, neste ano remetem a síndromes gripais com quadro respiratório agudo, mostrando a importância da vacinação contra o vírus.
Veja Também
- Epidemia de dengue preocupa
- Enchentes aumentam ataques por aranhas
- Saúde amplia vacinação com Bivalente para população adulta
A principal característica da influenza é a circulação de suas variantes durante o ano todo, com predominância no outono e no inverno. “Atendemos de 230 a 290 pessoas diariamente e, desde que o outono chegou, percebemos que 70% dos atendimentos passaram a ter diagnóstico de síndromes gripais” acrescentou, Dr. Luís. Os principais sintomas, como a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, diarreia, perda de olfato e paladar podem ser alarmantes a pessoas de diferentes idades, mas em alguns casos, podem levar a óbito.
A Prefeitura de Santa Isabel através da Secretaria Municipal de Saúde realizou o plantão de vacinação contra Influenza juntamente com o reforço da vacina contra a COVID-19 no último sábado ao todo foram aplicadas 666 doses nos locais escolhidos pelas autoridades de saúde onde foram instadas tendas, uma delas na Praça Fernando Lopes e outras duas em diferentes pontos no Jardim Eldorado.
A vacinação é contraindicada para quem está com sintoma de gripe que devem procurar a imunização após 30 dias depois dos últimos sintomas da gripe. Em casos de diagnóstico, recomenda-se repouso em locais arejados, evitar estresse e qualquer outro meio que colabore na queda da imunidade. “Sentindo algum dos sintomas, é necessário que procure o atendimento médico mais próximo de sua casa”.
A campanha continua para as pessoas pertencentes ao grupo prioritário de vacinação em todas as unidades de saúde das 07h00 às 16h00. Para mais informações: (11) 4656-4444.