Num ambiente acolhedor, florido e cercado de lembranças, a professora aposentada Silvia Cianflone aproveita a proximidade do dia dos professores para se lembrar dos alunos que viu entrar crianças em sala de aula, sem saber nada e saíram anos depois, realizando sonhos da juventude.
Veja Também
- “A educação em período integral é o nosso principal objetivo”, garante Dr. Camargo
- SP no Dia Nacional da Educação Infantil
- Fiscalização do Tribunal de Contas revela lado obscuro da Educação
– Trabalhar como professora é orientar pessoas e vê-las se transformarem conforme o tempo. Hoje, tenho alunos que se tornaram padres, outros mecânicos e até empresários, e é satisfatório saber que de alguma forma os direcionei para onde precisavam ir, conta com voz suave e palavras bem pronunciadas.
Silvia lecionou de 1971 a 2010, quando se aposentou e passou a analisar a sua experiência como educadora de uma perspectiva diferente, buscando entender o mundo em constante transformação e a arte e a ciência de ensinar. Para ela, a rotina escolar e o convívio social em sala de aula é essencial ao desenvolvimento humano.
“A disciplina que pode ser necessária durante a fase adulta, como na carreira profissional e na formação familiar, são construídas no embasamento escolar, quando os alunos criam rotinas e tem prazos estimados a serem entregues”.
Com as mudanças provocadas pela pandemia muitas questões foram essenciais para a adaptação do ensino em meio ao aumento de casos da COVID-19. – Mas, a falta de convívio entre alunos e professores, ocasionou um grande desgaste para jovens e adolescentes, trazendo muito mais a necessidade da ascensão ao direcionamento profissional do educador para com eles, observa a experiente Professora.
Para Silvia, a convivência com os alunos permite ver a transformação de uma criança que entra em sala de aula sem saber ler e escrever, virando um adolescente cheio de sonhos e um adulto que os realiza. Ela diz que cada ano de sua vida como professora terminava com o sentimento de dever cumprido, “uma gratificação que o Professor, a Professora consegue ter por terem a certeza de que provocaram uma mudança na vida de jovens e crianças. Um sentimento que jamais outra profissão dará a oportunidade de se viver. Isso é, ser Professor!