As Olímpiadas 2024 estão chegando, e nesse ano, o país sede será a França. Os jogos serão realizados entre 26 de julho e 11 de agosto. O evento conhecido por ser a maior celebração do esporte no mundo, ganha destaque por ser realizado novamente no país da luz.
Foi notícia no Ouvidor
- Inaugurações marcam a semana em Arujá
- Novos espaços são entregues em Santa Isabel
- Jogador do Corinthians se envolve em confusão em Arujá
Serão 206 comitês olímpicos nacionais, além de uma equipe de refugiados competindo entre 329 eventos, divididos em 48 esportes e 32 modalidades. A novidade entre tantos esportes é a inclusão do Breaking, que consiste em dançar individualmente e fazer movimentos combinados de acordo com a música.
O comitê olímpico tem como pretensão a realização de um evento com mais igualdade de gênero, e destaca a importância de colocar os esportes feminino e masculino no mesmo nível. Os jogos terão alternância na programação entre feminino e masculino, tanto em esportes coletivos quanto nos individuais.
Segundo trecho divulgado, o ambiente cultural e profissional proposto será o melhor possível. “Vamos oferecer uma das cidades mais inspiradoras do mundo como um palco memorável para os atletas, e uma plataforma verdadeiramente global para promovê-los junto a suas histórias incríveis”, disse o comitê através de documento divulgado pelo site oficial.
As mascotes oficiais das olimpíadas e paralimpíadas foram batizadas de Phryjes. São pequenos barretes, uma espécie de chapéu usado como símbolo de liberdade no país. Bordadas em vermelho branco e azul, as mascotes trazem inclusão para os participantes, sendo que em uma delas, fica visível a deficiência.
As paralimpíadas chegam na França pouco tempo após o fim das Olimpíadas, entre 28 de agosto e 8 de setembro. A cada edição, os jogos paralímpicos recebem mais destaque e visibilidade, já sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo.
Ao todo, 185 comitês nacionais vão competir em 549 eventos em 22 esportes. O evento reunirá mais de 4.400 dos melhores atletas paralímpicos do mundo.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
Segundo o site oficial das paralimpíadas, é uma oportunidade sem igual para os atletas e para a conscientização. “É muito mais do que um evento esportivo, é uma oportunidade única de chamar a atenção do mundo para o esporte e a deficiência, inspirar indivíduos e promover mudanças sociais e profissionais mais inclusivas para pessoas com deficiência”, disse o comitê através de documento divulgado pelo site oficial.