Nesta semana de fortes chuvas, o WhatsApp do Jornal Ouvidor recebeu uma enxurrada de reclamações de diferentes pontos de Santa Isabel. Do Parque Santa Tereza à Estrada do Monte Negro, o problema era o mesmo, obras particulares que com as chuvas dos últimos dias, trouxeram transtornos as estradas e prejuízos incontáveis em algumas residências.
No Monte Negro, as residências na estrada Irmã Rafaela foram tomadas por uma avalanche de lama. Três moradores do local enviaram a redação fotos e vídeos solicitando imediata providência da prefeitura. Moradores alegam que toda vez que chove, desce uma correnteza de água barrenta que parte de um loteamento recém construído na parte de cima do bairro: “Acontece que os responsáveis pelo loteamento, abriram valetas de forma irregular e a água da chuva não tem para onde correr, como estamos na parte de baixo, nossas casas recebem toda a água que vem desta área. Toda chuva é um prejuízo diferente”, dizem.
Veja Também
Já no Bairro Parque Santa Tereza, moradores alegam que uma obra que vem sendo realizada em uma área do bairro tem levantado suspeita sobre sua real procedência: “A movimentação de máquinas passou a acontecer intensamente sempre uma hora antes do jogo do Brasil, período em que a movimentação aqui no bairro é menor. Já denuncie na ouvidoria da prefeitura e tanto a secretaria de Meio Ambiente quanto o Departamento de Planejamento da Prefeitura alegam que essa obra não tem autorização municipal, no entanto, nenhum fiscal apareceu aqui ainda”, diz um morador. A movimentação de terra no local tem feito com que nos dias de chuva toda a terra dessa área desça para o Bairro Vila Paula.
Na altura do km 67,5 da Rodovia Prefeito Joaquim Simão, uma estrada que liga a rodovia até a represa do Jaguari tornou-se nesta semana um rio de lama. Isso aconteceuceu após a construção de um muro com alambrado cercandor uma área particular. A enxurrada ficou sem passagem inundando toda a estrada: “Construíram um muro, mas não fizeram uma passagem para o escoamento da água da chuva e isso aqui está se tornando uma lagoa”, revela um morador.
Em todas as denúncias apresentadas os moradores preferiram não se identificar. A reportagem encaminhou as reclamações à prefeitura de Santa Isabel cobrando esclarecimentos sobre as tais obras, mas até o fechamento desta edição a Prefeitura não se manifestou.
O advogado Dr. Matheus Valério orienta que, em situações como as descritas acima, as vítimas procurem a Defesa Civil do município, solicitando às devidas providências: “Geralmente isso tem uma eficácia maior antes que aconteça o pior. Para aqueles que tiveram algum dano no seu patrimônio, e se constatada que a obra que causou está em situação irregular, é preciso que essas vítimas procurem um advogado para cobrar o ressarcimento dos danos causados”, finaliza.