Esta semana, o Prefeito de Santa Isabel Carlos Chinchilla postou em suas redes sociais um anúncio de que, durante o trabalho de desassoreamento do Ribeirão Araraquara, os funcionários da prefeitura encontraram ligações clandestinas de esgoto.
Veja Também
- Homenagem que emociona
- Santa Isabel ganha Portal da Esperança
- OS deixa trabalhadores sem FGTS em Santa Isabel
Contudo, a municipalidade não informa quantas ligações clandestinas foram encontradas, nem o número de imóveis notificados e/ou multados pelo despejo irregular de esgoto direto no ribeirão.
Apesar de citar na postagem o Plano Nacional de Saneamento Ambiental e o Plano de Expansão da Sabesp, a Prefeitura não informa se possui um Plano Municipal de Saneamento, uma exigência do Estatuto da Cidade que envolve além do esgoto, coleta e destinação de lixo e limpeza pública.
A administração também deixa de informar como é feita a localização das ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial e qual o valor da multa para este tipo de irregularidade.
De acordo com a assessoria de imprensa, no processo de desassoreamento do Ribeirão Araraquara, na altura da ponte do antigo banheiro público, os funcionários encontraram uma tubulação de 80cm, parcialmente entupida por matéria orgânica oriunda da rede pluvial, que provocava infiltrações.
“Estas infiltrações, na cabeça da ponte, comprometiam a estabilidade da passarela e do terreno, bem como a colocação da tubulação de galeria pluvial de maneira adequada. Foi necessário retirar a passarela para garantir a segurança das pessoas”, informa a prefeitura.
A Administração confirma que foram detectados vários pontos de descarga de águas direto no ribeirão e garante que está identificando os emitentes para a devida notificação pelo código sanitário municipal.