MARCA HISTÓRICA; Igreja do Rosário completa 300 anos

Construída na época da escravidão, em 1723, igreja isabelense é a construção eclesiástica mais antiga do Alto Tietê

Igreja do Rosário
A Igreja do Rosário, é a construção predial mais antiga do município de Santa Isabel, com sua estrutura datada de 1723, e traços do período escravocrata no país. Foto: Gustavo VAquiani

Além de comemorarem o dia de Nossa Senhora do Rosário, os fiéis isabelenses também destacam a data de sete de outubro de 2023 para uma marca histórica: os 300 anos da inauguração da Igreja do Rosário, a construção predial mais antiga do município de Santa Isabel, com sua estrutura datada de 1723, e traços do período escravocrata no país.

Veja Também

A novena em comemoração à data religiosa e aos três séculos do templo, foi marcada pela presença de padres que passaram pela Paróquia Santa Isabel e que possuem ligação simbólica com a igreja.

Para o Padre José Eduardo, vigário da Paróquia Santa Isabel, a celebração dos 300 anos do templo é extremamente necessária, pois além de valorizar a história da população, também compõe parte importante do cenário cultural isabelense. “Uma igreja robusta que está resistindo ao tempo e às intempéries. É uma grande alegria poder participar dos 300 anos deste presente de Santa Isabel”, comentou.

Recentemente, planos de resgate cultural e preservação de patrimônios públicos ressaltaram a estrutura e valorizaram os detalhes do templo, com projetos como a Sala de Arte Sacra Dito Pituba.

Para concluir as festividades em comemoração aos 300 anos da Igreja do Rosário, a Paróquia Santa Isabel, promove uma procissão, a partir de 17h deste sábado (07), em frente à igreja, seguida de uma missa campal, com previsão de início às 18h. Além da religiosidade, os cidadãos podem desfrutar da quermesse com bingo.

Três séculos de história

A Igreja, antes conhecida como Igreja da Nossa Senhora dos Homens Pretos, foi erguida pelas mãos de escravizados, através do processo denominado ‘Taipa’ –  construção de paredes que utilizam barro amassado para preencher os espaços criados por uma espécie de gradeamento – e do uso da madeira como principal material em seu altar mor.

Segundo o advogado Dr. Izaias Bueno, a igreja, que é preservada até os dias de hoje, faz parte de uma planta padrão dentre os templos da época, o que detalha toda a sua característica e marca histórica.

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
luiz vieira
luiz vieira
7 meses atrás

Igreja do Rosario, é uma relíquia de santa isabel. Encantamento da praça da Bandeira.

Bruno Martins
Admin
7 meses atrás
Reply to  luiz vieira

Rosário é uma igreja encantadora mesmo Luiz. Obrigado por acompanhar nosso trabalho!!!