Após um ano de Escola 4.0, Arujá chega a mais de 4 mil empregos gerados

Escola 4.0 comemora 1 ano com aumento de 200% no número de cursos de qualificação profissional. Cerca de 830 alunos já foram diplomados e até o final deste ano o número de formandos deve dobrar

Escola 4.0
Prefeito Camargo celebra o primeiro ano da Escola Técnica 4.0 colhendo bons frutos. Mais de 800 arujaenses já foram capacitados pela unidade.

A Escola 4.0 de Arujá, chegou ao seu primeiro ano de vida com uma marca histórica. A cidade bateu o recorde de carteiras de trabalho assinadas, com mais de 30 mil empregos formais gerados, e desde o início da gestão do prefeito Dr. Luis Camargo, já são mais de 4 mil novos postos de trabalho no município.

Veja Também

De acordo com a Prefeitura, a escola foi criada no ano passado com o único objetivo, capacitar os arujaenses, e facilitar sua entrada no mercado de trabalho de olho na geração de emprego e renda. Logo no início da gestão, o prefeito Dr. Luis Camargo, por meio de pesquisa realizada por instituto credenciado, buscou saber quais eram as maiores demandas das empresas de Arujá, com os dados em mãos o município buscou incentivos para a criação da escola técnica 4.0.

Do ano passado para cá, a escola aumentou em sete vezes a quantidade de alunos por dia, passando de 25 para atuais 175. A unidade também registrou aumento em larga escala no número de turmas e cursos, sendo que antes eram 12 turmas e hoje são 55. Os cursos saltaram de 10 para 30, um aumento de 200% no número de cursos profissionalizantes.

O prefeito Camargo falou sobre o desafio de mapear as necessidades das indústrias e aplicar Políticas Públicas que mudassem o cenário de desemprego do município: “Desde 2015, quando começamos a entender um pouco mais os problemas de Arujá, íamos nas indústrias e víamos que a mão de obra era sempre de fora da cidade. Assim que assumimos em 2021, visitei junto com o nosso secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos, 70 empresas para entendermos o porquê elas não contratavam mão de obra local e a resposta era uma só ‘falta de capacitação’”, disse.

De acordo com o Prefeito, criar a escola foi o projeto principal para o município virar o jogo, qualificando a mão de obra de local e consequentemente gerando novos empregos: “Por isso, é importante que cada um que está aqui, fazendo estes cursos, saiba o motivo de estar aqui estudando, pois implementamos a Escola 4.0 visando isso”, frisou Camargo.
Desde a sua criação, a Escola 4.0 já formou mais de 830 alunos e, segundo a administração municipal, há a expectativa de que até o final deste ano, o número de novos formados chegue a 1,5 mil alunos.

Os cursos da Escola 4.0, são ofertados por meio de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na unidade é possível encontrar cursos de tecnologia e empreendedorismo, como: Power BI, Excel, Robótica, Auto Cad 3D, Ferramentas Online para Novos Empreendedores, Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem, entre outros.

A escola técnica está localizada na Avenida João Manoel, nº393, no centro de Arujá e a pré-inscrição, para os cursos disponíveis, pode ser realizada no site da Prefeitura.

A celebração para comemorar o primeiro ano da Escola Técnica Municipal 4.0 contou com a presença do vice-prefeito de Arujá Betinho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Santos, e seu adjunto, Marco Medeiros, além de outras secretarias municipais.
Jorge Wilson Filho, representou o deputado federal e seu pai, Jorge Wilson (Xerife do Consumidor), o presidente da Câmara Municipal de Arujá, Abelzinho Larini, além de alunos e a equipe da unidade. O Sebrae e o Instituto Federal de Tecnologia também participaram da cerimônia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments