Cidades elegem seus novos conselheiros tutelares

Mais de 5 mil pessoas foram as urnas no último domingo, 01/10, para escolherem os novos conselheiros tutelares da região

conselheiros tutelares
Vicente, Daiane e Juliana foram três dos cinco conselheiros eleitos em Santa Isabel. Eles participaram da série “Conselheiro” promovida pelo Ouvidor no Youtube.

Ao todo, cerca de 5.179 eleitores entre Arujá, Igaratá e Santa Isabel foram as urnas no domingo, 01/10, escolher os novos conselheiros tutelares que atuarão nestes municípios pelos próximos quatro anos. Apesar do voto facultativo, as três cidades registraram uma alta significativa na participação popular, jamais vista em outras eleições do Conselho.

Eleições do Conselho Tutelar na região

Além do aumento na participação de eleitores, Arujá, Igaratá e Santa Isabel também registraram mudança na composição de seus conselhos. Em Santa Isabel, a mudança foi total, os cinco mais votados assumirão o posto de conselheiro tutelar, pela primeira vez. Nas vizinhas Arujá e Igaratá, em cada uma delas, dois novos conselheiros foram eleitos pela primeira vez. Acompanhe na tabela, os conselheiros que venceram em cada município.

Ainda em Santa Isabel, três dos cinco eleitos, Vicente Ferreira, Daiane Cristina e Juliana Marques participaram da série de entrevistas que o Ouvidor promoveu, uma semana antes da realização do pleito, a fim de dar visibilidade as eleições e permitir que o eleitor conhecesse um pouco mais de cada candidato. Agora, já eleitos eles voltaram ao programa De Frente com o Ouvidor, na última quarta-feira, 04, para agradecer os votos recebidos e informar sobre as ações que pretendem tomar assim que assumirem oficialmente seus respectivos cargos. Assista a entrevista completa abaixo.

Para a Juíza de Direito e responsável pela Vara da Infância e Juventude de Santa Isabel e Igaratá, Dra. Claudia Vilibor Breda, um conjunto de ações positivas de várias esferas importante da sociedade, entre elas, a própria imprensa, contribuíram para o sucesso do pleito eleitoral.

“Embora o Conselho Tutelar, esteja no estatuto desde 1990, ele ainda está engatinhando em relação ao reconhecimento de todas as suas atribuições, e da sua importância para a sociedade. As alterações de alguns dispositivos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a vinda de novas leis de proteção como é o caso da Lei Henry Borel, (nº 14.344), permitiram uma maior e melhor atuação do conselheiro tutelar na salvaguarda do direito de nossas crianças”, disse a Juíza.

Ainda de acordo com a Dra. Claudia, embora o voto seja facultativo, a população acabou sendo mais instigada a participar ativamente deste pleito: “Penso que a eleição unificada, a política de divulgação adotada e sobretudo a imprensa destacando a importância desta eleição contribuíram para este avanço que tivemos na comparação com a última eleição realizada em 2019. Não posso deixar de destacar, o trabalho do Jornal Ouvidor que ao promover a série de entrevistas com os candidatos ao cargo em Santa Isabel, ajudou os eleitores a conhecerem um pouco mais de cada candidato e o que eles pretendem promover ao assumirem essa importante missão”, pontuou.

Os conselheiros tutelares eleitos tomarão posse em 10 de janeiro de 2024.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments