Um homem em situação de rua foi encontrado morto no centro de Santa Isabel na tarde da última segunda-feira (29). Corpo foi encontrado por populares na calçada da Avenida Manoel Ferraz de Campos Salles, em frente à Praça da Bandeira. Agentes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados para preservar a área e constatar a morte do homem, que tinha idade aproximada de 50 anos.
De acordo com informações da Assistência Social de Santa Isabel, o homem era conhecido pelas equipes por estar em situação de rua no município desde 2019, devido a problemas pessoais. Dentre as ações de acolhimento da pasta, já aceitou o encaminhamento à “Casa de Passagem”.
Foi Notícia no Ouvidor
- Saúde intensifica vacinação contra a febre amarela
- Cabe a nós!
- Alesp aprova criação de novo cartório em Arujá
No período em que esteve assistido, teve a documentação regularizada e foi inserido no sistema “Cadastro Único”. Contudo, mesmo com a abordagem e o acolhimento na casa de passagem, retornou às ruas de Santa Isabel com maior frequência em 2023, onde permaneceu até a morte.
Em entrevista ao Jornal Ouvidor em fevereiro deste ano, a diretora de proteção social especial de Santa Isabel, Michele Ribeiro, informou que mesmo com ações da assistência social realizadas semanalmente, as pessoas em situação de rua podem ainda recusar o acolhimento.
“Normalmente acontece de termos a dificuldade em tirar a população da rua, pois é o direito da pessoa escolher aonde ela quer estar. Nós não os tiramos à força”, disse a diretora. A reportagem completa sobre o aumento de pessoas em situação de rua em Santa Isabel está disponível neste link.
O homem deixou uma filha. O caso segue em investigação e as causas da morte ainda não foram reveladas.