Desenvolvimento Social mais amplo

Acolher para garantir direitos e reintegrar famílias. Nova sede do Desenvolvimento Social de Santa Isabel oferece conforto e ampliação de serviços

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, inaugurou ontem, 29/09, dois importantes equipamentos de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de Santa Isabel e a Central do Cadastro Único.

Veja Também

O endereço já é conhecido, onde antes ficava o almoxarifado da Saúde e da Educação, no espaço contínuo da própria secretaria. O local foi totalmente reformado, com recursos próprios e do Governo Federal, ao todo, foram investidos no CREAS R$279.648,42 e no Cadastro Único R$93.107,70.

“Com esta nova estrutura, podemos ampliar a capacidade de atendimento e também a quantidade de serviços ofertados pela Assistência Social”, explica o secretário da Pasta, Daniel de Lucena.

O CREAS é destinado acolher, orientar e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, fortalecendo e reconstruindo os vínculos familiares e comunitários de forma contínua e compartilhada com outras políticas setoriais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos.

O Cadastro Único traz um novo espaço com mais conforto e comodidade para a população. O CadÚnico serve como base para o governo incluir pessoas em extrema pobreza ou pobreza em programas como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Programa Criança Feliz, entre outros.

“Essa ampliação é um sonho que se realiza, de poder mostrar para a comunidade que todos podem contar conosco, pois estamos trabalhando diuturnamente para ofertar atendimento de qualidade, em um ambiente agradável e acolhedor para todos munícipes”, disse que o Prefeito Dr. Carlos Chinchilla.

Marcaram presença na inauguração, o diretor Julio Castrezana da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS). Os secretários municipais: Daniel de Lucena, Helena Inácio, Sérgio Sidorco, Roberto Bastos, Maria Donizete e Edson Rodrigues. Os vereadores: Marquinhos Pelican, Zico, Jorginho Capoeira, Marcos Cannor e Jairo Furini. O Presidente da OAB de Santa Isabel Dr. Vagner Lobo. E os principais anfitriões do Executivo, o prefeito Dr. Carlos Chinchilla e a vice Teresinha Pedroso.

Endereço do CREAS e CadÚnico – Rua Prefeito José Basílio de Alvarenga ,1000, no Jardim Monte Serrat, ao lado do prédio da Secretaria.

A quem se destina o CREAS

São considerados públicos alvo do CREAS famílias e indivíduos com violação de direitos, como: violência física, violência psicológica, negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, entre outras.

A demanda de munícipes que tiveram direitos violados foi crescente nos últimos anos e os serviços eram ofertados por equipe de referência com atendimentos na própria secretaria, porém, para garantir melhor qualidade dos atendimentos e proporcionar ações diferenciadas foi destinado um prédio especifico, criando assim o equipamento CREAS.

Atualmente a equipe realiza uma média mensal de 140 atendimentos, entre atendimento de vítimas de violência e/ou violação de direitos, acompanhamento de PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, Cumprimento de Medidas Socioeducativas, Escuta Especializada, Acompanhamento de Acolhimentos Institucionais (Crianças e Adolescentes, Idosos) e casos por determinação do Poder Judiciário, os quais permanecem em oferta.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments