Defesa Civil auxiliará Saúde no Combate à dengue

Uma Força Tarefa contra a dengue no Alto Tietê foi anunciada nesta sexta-feira, 16, pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

Força Tarefa contra a dengue
: Defesa Civil atuará junto com os agentes da Saúde na orientação da população contra a dengue.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), anunciou nesta sexta-feira, 16/02, uma Força Tarefa contra a dengue na região.

Os municípios que compõem o Consórcio devem se reunir na próxima segunda-feira em Mogi das Cruzes para traçar as estratégias, mas já está definido a participação das Defesas Civis municipais em parceria com as secretarias de Saúde, nas ações de orientação aos moradores e na nebulização de áreas onde houver casos confirmados da doença.

Foi notícia no Ouvidor

De acordo com o Capitão da Defesa Civil do Estado, Roberto Farina, o governo do Estado deve promover ações como essa também em outras regiões, mas inicialmente focou no Alto Tietê, em decorrência da alta incidência de casos positivos de dengue. “O próprio COE (Centro de Operações de Emergências) apontou o Alto Tietê como maior foco dos casos positivos da doença em todo o estado, por isso a necessidade de começarmos por aqui, mas essa mesma ação também ocorrerá em outras regiões”, explicou o Capitão.

O Capitão Farina explica que aos agentes das defesas civis municipais atuarão junto com os agentes de Saúde a fim de reforçar as equipes de orientações, panfletagens e também as ações de nebulização nas áreas locais de maior incidência da doença.

Coordenador da Defesa Civil em Santa Isabel, o engenheiro João Buosi destaca que a Pasta estará de prontidão para apoiar a secretaria de Saúde no que for necessário, mas reconhece que a falta de agentes municipais de Defesa Civil pode limitar um pouco a participação do setor nas ações. Com abertura de concurso público ainda este ano, a prefeitura de Santa Isabel deve criar cargos de agentes para a Defesa Civil municipal.
“Mas no que estiver ao nosso alcance, com certeza auxiliaremos, seja com apoio do nosso veículo, na fiscalização, orientação da população, ou até mesmo por meio do nosso serviço de SMS (40199) onde poderemos enviar para os celulares de todos os moradores da cidade os alertas e ações de conscientização”, disse.

Ainda de acordo com o Capitão Farina, o estado de São Paulo promoverá, já na próxima semana, uma Força Tarefa interestadual no qual além de São Paulo, também devem participar Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul, a fim de redobrar as ações contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, no limite entre os estados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments