A campanha Janeiro Branco tem como objetivo alertar sobre os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. É pensando nisso, que as prefeituras de Arujá e Santa Isabel reforçam a importância da campanha e os serviços disponíveis a população em suas unidades de saúde.
Foi notícia no Ouvidor
- Cidadania Itinerante ofertará diversos atendimentos à população
- Região diploma seus novos conselheiros tutelares
- Elektro recebeu mais de 270 chamados após forte temporal
Em Santa Isabel, as abordagens ocorrem a partir da conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde da mente e das emoções. Na cidade, a secretaria Municipal de Saúde debate o assunto em todas as suas unidades de saúde por meio de profissionais capacitados: “Tanto as unidades de saúde, como o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), têm realizado grupos educativos, além de murais informativos sobre o tema”, informou a Pasta.
Nos postos de saúde, a conscientização é focada nos pacientes que estão em sala de espera. Enquanto aguardam o atendimento médico, a equipe de enfermagem realiza uma palestra de conscientização cuidados com as emoções para prevenir o adoecimento mental, dentre outros assuntos relacionados ao tema.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde ressalta que, no caso de pacientes com transtornos mentais, eles são atendidos junto ao CAPS, onde é ofertado o atendimento com psicólogos, psiquiatras, além de a disponibilização de oficinas, entre outras atividades, que envolvem uma equipe multidisciplinar.
O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, afirma que as ações de conscientização não buscam apenas promover a saúde mental e emocional, mas também combater o estigma e os preconceitos relacionados ao tema: “As campanhas mostram a importância do cuidado com a saúde mental, incentivando as pessoas a buscarem ajuda profissional, a falarem sobre seus sentimentos. A conscientização ajuda a quebrar o silêncio em torno das questões de saúde mental e contribui para um ambiente mais acolhedor”, destacou o Prefeito.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
Em Arujá, os moradores podem procurar apoio e atendimento no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além do Ambulatório de Saúde Mental – CAPS II Unidade Arujá. A secretaria de Saúde de Arujá ressalta ainda, que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, possuem serviço de psicologia disponível para atendimento de qualquer morador. “Quando necessário, procure a unidade mais próxima de você e solicite informações”, reforça a Pasta.