Dados da secretaria de Saúde de Santa Isabel, indicam que de janeiro a outubro deste ano, 60 mulheres foram diagnosticadas com algum tipo de câncer no município. Todos os casos foram encaminhados a unidades de oncologias na região. São em campanhas como a do Outubro Rosa, encerrada no último dia, 31/10, que a Pasta consegue promover um remédio infalível na cura de muitos novos casos. A prevenção.
Veja Também
- Outubro Rosa – como as cidades tratam a prevenção
- Um sábado especial para a saúde
- Os direitos das pessoas portadoras de câncer de mama
Santa Isabel encerrou na segunda-feira, 31/10, a Campanha Outubro Rosa. Por mais um ano a campanha que dedica um mês inteiro promovendo saúde e bem-estar ao público feminino, teve uma adesão massiva e trabalhou a conscientização sobre a importância da detecção precoce e do tratamento imediato contra o câncer de mama e outras doenças que acometem o público feminino.
De acordo com a Secretaria, todas as unidades de saúde da cidade estiveram aptas para o atendimento do público feminino no período de realização da campanha: “Em todas elas, as pacientes que procuraram atendimento, puderam realizar exames de Papanicolau e também participaram de grupos de orientações”, disse a Pasta.
Os exames de mamografia foram realizados na Unidade Básica de Saúde – UBS II da Av. Brasil, onde está instalado o mamógrafo conquistado pela cidade por meio de emenda parlamentar. Ao todo foram realizados, durante o último mês 227 mamografias. Deste total, 140 foram exames já agendados e 87 realizados no mutirão promovido pela secretaria no último dia 22/10.
“Após diagnosticarmos uma paciente com algum tipo de câncer, passamos a acompanhá-la e imediatamente referenciamos o caso a Rede de Oncologia através do CROSS pelo serviço de Regulação Municipal CEERAG”, disse a Secretaria.
Arujá promoveu mais de mil atendimentos
Registrando uma média de 25 casos de câncer em mulheres por ano, a secretaria de Saúde realizou vários mutirões no último mês nas unidades de saúde da cidade, muitos dos mutirões realizados foram promovidos aos sábados a fim de atrair boa adesão e permitir que mulheres que trabalham durante a semana, também recebessem atendimento.
Foram cerca de 1.251 atendimentos, sendo 150 odontológicos, 273 mamografias e 828 coletas de Papanicolau.
A secretaria de Saúde de Igaratá não divulgou as ações realizadas no último mês na promoção da saúde e bem-estar do público feminino.