Outubro Rosa – como as cidades tratam a prevenção

Em todo o país, o mês de outubro é referência na campanha de combate ao câncer de mama e de colo uterino. Veja como cada cidade atua na prevenção desta enfermidade

Outubro Rosa

Com número populacional completamente diferentes, Arujá (92.453 habitantes), Santa Isabel (58.529) e Igaratá (9.631) oferecem atendimento em saúde e prevenção de acordo com a população e a estrutura da unidade de saúde correspondente. Neste mês, as cidades abraçam a campanha do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

Veja o trabalho realizado na sua cidade:

Igaratá

A secretaria de Saúde de Igaratá destaca que o trabalho de conscientização é realizado durante todo o ano, com oferta de vagas para agendamento de exames e orientações. “Ainda assim, temos plano de mutirão quando necessário”, ressalta a secretária de saúde Tatiane Pereira. Os exames preventivos ofertados são: Mamografia e Papanicolau.

Em média são realizados em Igaratá, 60 a 80 coletas de papanicolau na unidade básica de saúde e 20 a 30 mamografias, realizadas nas cidades de referência São José dos Campos e Jacareí. “O município não tem demanda reprimida para nenhum destes preventivos”, informa a secretaria.

Hoje, seis pacientes oncológicos fazem acompanhamento pelo SUS e a prefeitura de Igaratá oferece transporte exclusivo para que tenham acesso ao tratamento fora da cidade.

Santa Isabel

A prefeitura de Santa Isabel destaca a importância do diagnóstico precoce como um dos principais fatores de recuperação. “Os exames preventivos oferecidos na rede são: Citologia Oncótica (papanicolau), mamografia e ultrassom, outros exames são referenciados na região através do Sistema CROSS”, informa a Pasta da Saúde.

O município não informa se há demanda reprimida para mamografia, mas salienta que disponibiliza um total de 206 exames de mamografia/mês e, em outubro, a oferta é livre de acordo com o público alvo (mulheres acima de 40 anos).

A secretaria de Saúde também não informa quantos pacientes oncológicos são atendidos na rede, mas garante que oferece a todos o Transporte Sanitário, conforme Protocolo em que estes pacientes são priorizados.

“Em todas as unidades de saúde, o trabalho de prevenção consiste em oferecer palestras, rodas de conversa e todos os exames necessários”, informa.

Arujá

A Secretaria de Saúde de Arujá informa que oferece dentro do próprio município os seguintes exames preventivos contra câncer: o ultrassom de mama, a mamografia, a coleta de citopatológico e a colposcopia.

“Em média, mil mamografias são realizadas mensalmente. Na gestão do Dr. Camargo conseguimos zerar a fila de espera por meio do Mutirão da Mamografia”, informa a secretaria de Saúde de Arujá.

Para reduzir o tempo de espera dos exames e de faltas, a secretaria de Saúde trabalha com a orientação dos pacientes e a conscientização da importância de comparecer aos exames agendados. “Solicitamos ainda atualização cadastral para viabilizar os contatos e informar os agendamentos. Quando necessário, também ampliamos as cotas de exames para aumentar a oferta”.

Arujá registra hoje em torno de 70 a 100 pessoas, entre diagnosticados com câncer e em alta suspeição. Para os tratamentos realizados fora da cidade, o município oferece transporte sanitário por meio de agendamento prévio. “Temos também o TFD (tratamento fora do domicílio), que atende os pacientes conforme protocolo pré-estabelecido”, destaca a Secretaria.

O trabalho de prevenção contra o câncer é realizado por ofertas mensais de consultas ginecológicas nas UBSs de Arujá, de exames específicos, palestras sobre prevenção e atualização de vacina de HPV em todas as UBSs municipais.

Veja Também

ATENÇÃO

Neste sábado, 08/10, a secretaria de Saúde oferece atendimento do Outubro Rosa nas UBSs do Nova Arujá e do Mirante, das 8 às 16h. Nos locais, será possível realizar solicitações de mamografia, coleta de papanicolau e, neste ano, também avaliação odontológica.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments