Arujá é a primeira na região a zerar a fila por creches

Dona de uma das maiores demandas reprimidas de crianças à espera de vagas em creches, na região, Arujá mostrou o exemplo de boa gestão e em menos de um ano acabou com a fila

vagas em creches
Prefeito de Arujá, Dr. Luís Camargo.

Nesta semana, Arujá inaugurou o 5º e último Centro de Educação Infantil Conveniado (CEIC). Dois meses depois da inauguração da primeira unidade, a secretaria Municipal de Educação conseguiu, em tempo recorde, acabar com uma fila de 790 crianças à espera de vagas em creches. A cidade tornou-se a primeira na região a zerar essa demanda.

Veja Também

A quinta unidade foi inaugurada nesta semana no Bairro Jardim Joia. Além das 790 vagas já preenchidas automaticamente com a criação dos CEIC’s, o município ainda tem em reserva outras 60 vagas em creches, se assim for necessário. Além desta, o município conta com creches conveniadas nos bairros Center Ville, Mirante, Fazenda Velha e na região central da cidade.

Cada unidade atende entre 100 e até 200 crianças menores de cinco anos, todas elas em período integral. De acordo com a secretaria de Educação, às áreas para locação dos polos das novas creches, foram definidas após um levantamento minucioso realizado pela Pasta, afim de identificar os pontos de maior demanda da cidade.

vagas em creches
Elaine Gentil, secretária de Educação de Arujá.

A entrega da última unidade, foi feita pelo prefeito Dr. Luís Camargo e pela secretária municipal de Educação, Elaine Gentil. Cerca de 100 crianças de 11 meses a 3 anos de idade, que residem nos bairros Fazenda Albor, Jardim das Cerejeiras, Jardim Emília, Jardim Leika, Recanto Primavera e Sítio dos Fernandes, serão atendidas.

“Ficamos muito felizes em poder proporcionar às mães tranquilidade para trabalhar, ao mesmo tempo em que oportunizamos às crianças momentos ricos em interação, socialização e estímulo ao desenvolvimento”, pontuou a Secretária Elaine Gentil.
“Recebemos os pais e mães, juntamente com os professores e toda a equipe de educadores, com muita alegria. Agradeço à Secretaria Municipal de Educação, a todos os servidores e educadores e também à Câmara Municipal por todo o apoio para que este feito fosse realizado” comentou o prefeito Dr. Camargo.

As creches conveniadas são administradas por instituições sem fins lucrativos, que se credenciam junto à prefeitura e recebem um repasse financeiro da administração municipal para absorver a demanda de crianças na fila. Essas empresas só podem ter alunos da rede municipal cujas matriculas são enviadas pela secretaria de Educação.

A demanda de creches na região

Em Santa Isabel 120 crianças com idade entre quatro meses e três anos ainda aguardam por uma vaga nas creches municipais. De acordo com a secretaria de Educação a demanda da cidade é rotativa e na medida em que uma criança é atendida, outro novo pedido entra no sistema. “Nossa Secretaria através de seus técnicos acompanha os atendimentos diariamente dentro das unidades e no sistema do centro de atendimento à creche (CAC). Para o ano que vem iremos aumentar os números de vagas de atendimento nos berçários”, garante.

Até a publicação desta reportagem, a secretaria de Educação de Igaratá, não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments