Se no início do ano eram 600 crianças na fila a espera de uma vaga nas creches em Arujá, este número já é de mais de 700, segundo a última atualização divulgada nesta semana pela Secretaria de Educação. Na segunda-feira, 22/08, a Prefeitura inaugurou a primeira de cinco creches conveniadas e promete até o fim do ano zerar essa demanda.
Veja Também
- Parcerias podem zerar filas em Arujá
- Mega operação contra a criminalidade
- Cetesb libera licença para o Hospital de Arujá
O primeiro Centro de Educação Infantil Conveniado (CEIC) foi inaugurado no Center Ville e já está desde terça-feira, 23, atendendo tanto a região do Center Ville, como parte da demanda do Pq. Rodrigo Barreto. De acordo com a secretaria de Educação só nesta unidade 200 crianças já estão devidamente matriculadas.
Até o fim do próximo mês, a secretaria de Educação deve entregar outras quatro unidades do CEIC’s que deverão ser instaladas nos bairros Fazenda Velha, Mirante, Centro e Jardim Emília. Os locais foram escolhidos por meio de um levantamento minucioso realizado pela Educação, para identificar onde havia a maior demanda de crianças a espera de creches.
“A Secretaria Municipal de Educação e sua equipe fizeram um excelente trabalho de mapeamento, para suprir as demandas por creche em período integral na nossa cidade, por isso, conseguimos alocar esses polos onde existe uma maior fila de espera, como dos moradores do Parque Rodrigo Barreto, por exemplo”, disse o Prefeito Dr. Luís Camargo.
Camargo ressaltou ainda, a importância desta parceria e das demais parcerias que a Prefeitura tem firmado, a fim de zerar as demandas tanto na educação, mas também na saúde: “Embora tenhamos hoje 700 pedidos de creche, com estes Centro de Educação conseguiremos criar 850 vagas em período integral, para nossas crianças de 0 a 5 anos de idade”, garantiu.
De acordo com a secretária de Educação Elaine Gentil, a maior demanda de pedidos de vagas está no Pq. Rodrigo Barreto: “Ao todo são mais de 300 crianças só no Barreto, uma parte já está sendo atendida pela unidade do Center Ville e outra deverá ser contemplada com o CEIC que abriremos no Jd. Fazenda Velha”, explicou.
As creches conveniadas são administradas por instituições sem fins lucrativos, que se credenciam junto à prefeitura e recebem um repasse financeiro da administração municipal para absorver a demanda de crianças na fila. Essas empresas, só podem ter alunos da rede municipal cujas matriculas serão enviadas pela secretaria de Educação. A Prefeitura não informou o valor investido nessa nova parceria.
Além da equipe da Prefeitura, a Câmara Municipal, por meio de seus vereadores e do Presidente Abelzinho (PL), esteve presente na inauguração da primeira creche conveniada da Prefeitura.