O prefeito de Arujá, Dr. Luís Camargo esteve nesta semana no Programa “De Frente com o Ouvidor” para destacar o feito inédito de seu governo e na história do município. Em seis meses, a cidade criou mais de 790 vagas de creches em período integral, zerando uma demanda que se estendia por anos. Camargo falou ainda sobre outros projetos para a melhoria da educação e anunciou novas ações na saúde arujaense.
Veja Também
- Festa das crianças em Arujá
- Arujá zera fila de espera por creche de período integral
- Arujá na Semana Nacional do Trânsito
A entrevista, exclusiva ao Jornal Ouvidor, ocorreu na última segunda-feira, 10/10. O prefeito de Arujá falou sobre o modelo de creche conveniada que ajudou o município a zerar a fila de 790 crianças menores de 4 anos que aguardavam por creches na cidade.
“Já existia uma lei da Câmara Municipal, de autoria do ex-vereador Rogério da Padaria, que nos autorizava a implantar creches conveniadas no município. Na época, essa demanda já existia, não na mesma proporção, óbvio, mas sempre tivemos uma fila. Como a lei já nos permitia criar esse convênio, executamos o projeto e em curto tempo conseguimos este resultado satisfatório”, pontuou.
A prefeitura realizou o chamamento público e instituições se credenciaram para absorver a demanda municipal. Essas instituições, só podem atender as demandas enviadas pela prefeitura, não sendo permitido a entrada de nenhuma outra criança na creche, cuja vaga não tenha sido liberada pela secretaria Municipal de Educação.
Todo o gasto de alimentação e material pedagógico das creches conveniadas, é custeado pela prefeitura, como funciona normalmente nas creches comuns da rede municipal. “Essas instituições recebem um repasse mensal referente ao número de alunos atendidos, e o valor é o mesmo que repassamos aos alunos matriculados na rede municipal regular de R$792,50, com base no cálculo Valor Aluno Ano Referência (VAAR). A diferença é que, nas creches conveniadas, todas as vagas são em período integral”, explicou.
Camargo ainda falou sobre o projeto de construção de creches próprias e que até o fim de seu mandato, Arujá deve receber três novas unidades. “Uma delas, inclusive já está a vias de ser finalizada no Bairro Pq. Rodrigo Barreto”, garantiu o Prefeito acrescentando ainda que todas as vagas que forem abertas na educação, durante a sua gestão, serão em período integral.
Ainda no tema educação, Camargo anunciou que a Secretaria já está antecipando as compras de uniformes escolares para o próximo ano: “Eu sempre critiquei as compras de uniformes que eram feitas no início do ano letivo e sempre chegavam em agosto, por isso já estamos nos antecipando para que a comecemos o ano letivo já com uniformes novos”, disse.
Durante a entrevista, Dr. Camargo também falou sobre a Saúde e os projetos, como os convênios criados, a fim de zerar a demanda principalmente de cirurgias eletivas que tiveram aumento avassalador após a pandemia da Covid-19. Veja a entrevista completa, em nosso canal oficial no Youtube.