Na última terça-feira, 4, a comunidade católica da cidade se reuniu na Igreja Matriz para prestigiar as festividades em louvor a Santa padroeira do município. No fim da tarde a tradicional procissão trouxe crianças como representantes dos personagens que marcaram a história da Rainha de Portugal, Isabel de Aragão.
Veja Também
- Vai começar o a 26ª do Rodeio de Santa Isabel
- Santa Isabel realiza mais um encontro de radioamadores
- Região contesta resultados do Censo 2022
A novena, que teve início no último dia 24, se encerrou com missa celebrada pelo Pe. José Eduardo, seguida de bingo e quermesse, com atrativos como doces, salgados e massas. “Na semana da padroeira é onde renovamos a nossa fé, para seguirmos a vida acreditando na esperança, paz e amor. É o momento de agradecer pelas graças alcançadas”, afirma Aline Saes, devota de Santa Isabel.
O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, comenta que o momento de solidariedade é importante para lembrar o legado de Santa Isabel, que foi de humildade e serviço ao próximo. E acrescenta que a festividade tem sua importância ao mostrar o exemplo de uma mulher que fez de tudo para ajudar os mais necessitados.
Para o Pe. José Eduardo, vigário da Paróquia de Santa Isabel e um dos organizadores da festa: “ é preciso manter esse tipo de cultura, sobretudo a cultura cristã como as devoções. As festas são bacanas e importantes para continuarmos fiéis, nos caminhos bons e nos caminhos de Deus”, afirma ao ressaltar a finalidade da tradição.
Comunidade em prol da comunidade
O planejamento da festa da padroeira de Santa Isabel foi realizado por uma equipe de fiéis, em trabalho voluntário. “Foi muito gratificante, estou muito feliz em participar desta festa, ajudar a organizar e fazer parte da festividade”, comenta Alex Ribeiro, participante da Paróquia Santa Isabel e voluntário na organização da celebração.
A economia criativa isabelense também teve importante espaço através de diversos objetos personalizáveis, como canecas e chaveiros vendidos como lembranças.