As mais de 10 mil pessoas que passaram diariamente pelo Santa Isabel Rodeio Fest presenciaram uma festa de paz. Sem nenhuma ocorrência de furtos, roubos, brigas e confusões, o megaevento reuniu, dos dias 6 a 9 de julho, torneios que valeram, pela primeira vez, inscrição na Liga Nacional do Rodeio (LNR), bem como shows sertanejos que encerraram as noites no Terminal Urbano.
Foi notícia no Ouvidor
- Brasil está eliminado da Copa América
- Petrobras anuncia aumento de 7,12% no preço da gasolina
- Planejamento e segurança marcam aniversário de Santa Isabel
No sábado (6) e primeiro dia de Rodeio Fest, a cerimônia de abertura trouxe peões, locutores, rainhas do rodeio e autoridades à arena, onde, ao som de músicas religiosas, abençoou todos os participantes e deu início aos torneios. Ao passo em que os peões disputavam, o parque de diversões e a praça de alimentação também funcionavam e marcavam as atrações do local.
A noite terminou com show da dupla George Henrique e Rodrigo que, com sucessos como “De Copo em Copo” e “Vai Lá em Casa Hoje”, se apresentou pela primeira vez em Santa Isabel e agitou o Terminal Urbano. E as apresentações sertanejas continuaram. No domingo (7), Bruno & Marrone, segunda (8) Edson & Hudson e, por fim, Maiara e Maraísa, na terça-feira (9).
Em 2024, a edição também contou com a atuação ativa da Polícia Militar de Santa Isabel e com reforços de todo o Alto Tietê. Com cerca de 20 viaturas e mais de 100 policiais militares diariamente, o efetivo atuou tanto nas imediações do Rodeio, quanto em patrulhamento por toda a cidade e nos momentos cívicos, desfiles e demais atrações da região central.
“Não houve nenhuma briga ou confusão. Era um povo ordeiro e respeitador. Os números são excelentes e tudo transcorreu na normalidade”, assim definiu o Capitão da Polícia Militar de Santa Isabel e Arujá, Anderson Pelegrine ao destacar a paz que marcou os quatro dias de Rodeio Fest.
Anderson ainda revela que, graças ao patrulhamento em toda a cidade, dois foragidos da justiça foram presos, e um veículo roubado foi apreendido após identificação pelo sistema “Muralha”.
Além da PM, agentes do Conselho Tutelar atuaram na supervisão dos menores de idade que prestigiaram o evento. Por decisão da Juíza de Direito de Santa Isabel, Dra. Cláudia Vilibor Breda, menores de 18 anos tiveram a entrada liberada apenas com a companhia ou autorização assinada pelos pais ou responsáveis legais.
De acordo com o Conselheiro Tutelar Vicente Ferreira, a presença do Conselho foi feita em plantões, onde todos monitoravam a entrada e autorizações, assim como orientações a estabelecimentos internos e próximos ao Rodeio Fest, com placas de proibição à venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.
Além das atrações do Terminal Urbano, Santa Isabel também comemorou seus 192 anos com eventos ao longo da semana. No domingo (7), o tradicional Desfile Cívico abriu o segundo dia de festas. O dia também contou com o Encontro de Radioamadores de Santa Isabel (Erasi), que seguiu na Praça Fernando Lopes com bate-papo, exposição de eletrônicos, dentre outros.
Já na quarta-feira (10) e dia da emancipação política de Santa Isabel, o tradicional Ato Cívico reuniu cidadãos e autoridades municipais em juramento e hasteamento às bandeiras.
A programação continua
E neste final de semana as celebrações continuam. Logo na manhã deste sábado (13), cavaleiros se reúnem na Rua Presidente Castelo Branco, a partir das 10h30, para a tradicional Cavalgada, que percorre as avenidas até o Centro de Santa Isabel. A atração estava prevista para terça-feira (9), porém, devido a instabilidade no tempo, foi adiada.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
Ainda na noite de sábado (13), a Orquestra Municipal se apresenta a partir das 18 horas na Praça da Bandeira, para o Recital de 192 anos de Santa Isabel. Já no domingo (14), as festas encerram com o Concurso de Bandas e Fanfarras (Confaban), das 9h às 20 horas, na Avenida da República.