Fiscalizar pesquisas eleitorais e o registro de candidaturas, coibir a propaganda antecipada e inclusive a compra de votos para as eleições, estes são alguns dos atributos do promotor eleitoral durante os pleitos municipais, estaduais e federais. Funções estas que o Dr. Daniel Gruenwald Lepine, promotor de justiça em Santa Isabel, será responsável pelos próximos dois anos.
O promotor explica não ser essa a primeira vez que atuará na fiscalização de eleições municipais, mas será essa a primeira da qual responderá como titular responsável: “Daqui até a diplomação dos eleitos em outubro teremos muito trabalho”, disse. Além de Santa Isabel, a promotoria também atuará na fiscalização das eleições municipais de Igaratá.
Foi notícia no Ouvidor
- Crea-SP e Meio Ambiente autuam construções irregulares
- Asfalto aberto gera transtorno no Monte Serrat
- O inquilino é obrigado a entregar o imóvel pintado?
Dr. Daniel reforça o papel primordial da população em ajudar na fiscalização contra os crimes eleitorais: “É preciso saber identificar um pedido antecipado de voto e uma propaganda que possa beneficiar tal candidato e com isso, essas denuncias devem ser encaminhadas ao órgão fiscalizador com todas as provas possíveis a fim de auxiliar no trabalho das equipes responsáveis em garantir a lisura do processo eleitoral”, destaca.
Todas as denúncias referentes a crimes eleitorais podem ser encaminhadas à promotoria direto pelos canais digitais pelo site do MPSP clicando na aba Atendimento ao Cidadão e a Cidadã ou através do e-mail pjsantaisabel@mpsp.mp.br.