Ainda que o Ministério da Saúde tenha prorrogado o prazo da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, municípios de todo o país enfrentam dificuldade para atingir a meta de 95% de imunização.
Veja Também
- “Sabesp liga esgoto na rede pluvial”, diz Prefeitura
- O desempenho dos candidatos entrevistados pelo Ouvidor
- Bailarinas na escola
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou no dia 8 de agosto, foi prorrogada até dia 30/09 por causa da baixa adesão. Mas até o momento, segundo o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a cobertura vacinal está em torno de 60%. Por isso, a Campanha recebeu nova prorrogação até 31 de outubro.
Em Santa Isabel, 65% do público alvo recebeu a vacina. A secretaria de Saúde registrou que 2.012 crianças foram vacinadas, restando 1.071 que precisam da imunização. “Os 12 postos de Saúde do Município estão abertos de segunda a sexta das 08h às 15h30 para vacinação”, destaca a secretaria de Saúde.
Arujá só conseguiu vacinar 52% de seu público alvo que soma o total de 5.388 crianças. Até agora, foram aplicadas 2.483 doses, restando aos pais e responsáveis a missão de levar as 2.905 crianças restantes aos postos de imunização.
Calendário Vacinal
O Brasil oferece dois tipos de vacina contra a pólio: a Salk (vacina injetável) e a Sabin (modelo de gotinhas), ambos adotados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A primeira aplicação é aos dois meses de idade, a segunda aos quatro e a terceira aos seis. As crianças de 1 a 4 anos devem tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Em caso de dúvida, o Ministério da Saúde recomenda que os pais procurem orientação nos postos de saúde.