Santa Isabel trouxe nesta semana uma boa notícia aos seus servidores municipais, o aumento salarial da categoria. A Prefeitura garante que o aumento real, acima da inflação e o pagamento do benefício será feito, já no próximo mês, retroativo aos meses de janeiro e fevereiro.
Veja Também
- Igaratá também concedeu reajuste a servidores
- PM salva e se solidariza com família que perdeu casa em incêndio
- Vereadores fiscalizam linha de ônibus com superlotação
Na última quarta-feira, em entrevista ao Jornal Ouvidor, o Prefeito de Santa Isabel Dr. Carlos Chinchilla falou sobre os projetos de leis nº 2 e nº 3 aprovados na Câmara Municipal por unanimidade na última terça-feira e que permitirá a administração municipal a conceder aumento aos servidores públicos e professores da rede municipal de educação: o aumento será de 13,69%.
O Prefeito explicou que o aumento de 13,69% é a soma de três indicadores: o aumento real de 3,11%; mais 5,79% da inflação apurada e o aumento de 4,79% que é uma parte do acordo firmado entre a Prefeitura e o Sindicato da categoria, que se refere ao ano de 2020, quando, em decorrência da pandemia da Covid-19, a administração pública ficou proibida de conceder reajuste aos seus servidores.
Os projetos de lei aprovados dispõem sobre a revisão geral anual dos valores da Tabela Básica de Vencimentos dos servidores. Com a aprovação do texto pela Câmara, fica concedido o reajuste voltado aos vencimentos e salários dos funcionários do Executivo, do Quadro do Magistério e inativos. Cerca de 1.500 funcionários públicos serão beneficiados.
Para o Prefeito Dr. Carlos Chinchilla, o reajuste salarial é importante para que os servidores não percam o poder de compra perante a inflação: “É necessário que o reajuste do funcionalismo público acompanhe a realidade do País. Além disso, acredito que nossos servidores sejam a principal parte da engrenagem que move o município e precisam ser valorizados”, diz o prefeito que acrescenta: “Conseguimos em março inclusive pagar o triênio e o quinquénio de aproximadamente 1.200 trabalhadores, cujos pagamentos não eram respeitados há mais de três gestões.
Quando conseguimos atender uma reivindicação salarial justa, o benefício atinge a todos, afinal nossos servidores também são consumidores na cidade, isso aumenta o poder de compra e nossa economia gira como deve ser”. De acordo com o Prefeito, o reajuste concedido terá um impacto financeiro de aproximadamente 3 milhões de reais por ano na economia do município.
Além do reajuste na folha de pagamento, os funcionários também terão aumento no vale-alimentação que passará de R$120,00 para R$140,00. Para a servidora Eva Bernadete Domiciano Ribeiro, que atua na Secretaria de Serviços Municipais, o reajuste será positivo no complemento das despesas da família: “Veio em boa hora e vai ajudar bastante nesse momento. Não me lembro de termos recebido um aumento tão expressivo nos últimos anos. Eu me sinto valorizada e motivada a continuar fazendo meu melhor pela cidade”.
Em Arujá o aumento salarial dos servidores ainda segue em discussão entre a Prefeitura e Sindicato da categoria e deverá ser anunciado em tempo oportuno.