Arujaenses que possuem grau de surdes elevado e estiverem na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), à espera para receber aparelhos auditivos, poderão ficar um pouco mais tranquilos. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de ofício enviado à Câmara de Arujá, garantiu que a Pasta, busca através de emendas parlamentares, orçamento para adquirir esses aparelhos.
Veja Também
- Prefeitura aumenta em 40% recursos para Assistência Social
- Município ganha Escola de Educação Ambiental
- Igreja Matriz em Santa Isabel destaca sua arquitetura
A responsabilidade para a disposição dos aparelhos e os exames pelos quais estes pacientes passam é do governo do Estado de São Paulo. Mas, de acordo com a secretaria de Saúde ao menos 235 arujaenses estão na fila da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) aguardando por um aparelho que pode permitir, a maioria deles, ouvirem pela primeira vez.
O secretário da Pasta, Leonardo Reis informou que a Saúde realizou um “pente fino”, a fim de identificar todos estes pacientes e o grau de deficiência auditiva de cada um deles. Na busca ativa realizada, a Secretaria identificou pacientes que estão há cinco anos esperando na fila.
Do total de pacientes, apenas 36, precisam confirmar o grau de deficiência auditiva. O Secretário ressaltou que verifica caso a caso e que, se houver necessidade, o processo de exames destes pacientes poderá ser refeito, por meio de nova consulta com o otorrinolaringologista.
Após todo o processo, a Prefeitura encaminhará a aquisição dos aparelhos auditivos. “Todo o processo para que as entregas sejam feitas, já está em andamento. Entregaremos os aparelhos, assim que forem concluídas todas as avaliações necessárias”, disse Leonardo.