O Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santa Isabel divulgou, na última quinta-feira (18), que Santa Isabel havia registrado 3.165 casos suspeitos de dengue notificados, sendo 874 deles confirmados, 615 descartados e 1.676 em investigação. Atualmente, o município tem o registro de três casos suspeitos de óbito pela doença, aguardando a confirmação pelo Instituto Adolf Lutz.
Foi notícia no Ouvidor
- Clebão e Derrite discutem medidas para melhorar cada vez mais a segurança em Santa Isabel
- Central Odontológica ensina saúde bucal às crianças
- Capitão destaca a segurança pública em entrevista ao Ouvidor
Entre os locais com maior incidência de casos suspeitos ou positivos – avaliados entre
os dias 01 e 11 de abril de 2024 – em primeiro lugar está o Jardim Eldorado, com 250 casos; em segundo lugar, a Vila Guilherme, com 186 casos; em terceiro lugar, o Centro, com 177 casos e em seguida vêm os bairros: Cruzeiro, Parque São Benedito, Monte Serrat e Vila Gumercindo.
A maioria das notificações são originárias da UPA de Santa Isabel, porém, de acordo com a Secretária de Saúde, Helena Inácio, as unidades de saúde estão prontas para receberem os casos suspeitos de dengue. “Para quem apresenta dor de cabeça, dor no corpo, febre, dor atrás dos olhos, pode procurar o posto de saúde mais perto de sua casa”, disse.
A Secretária explica ainda que caso a doença evolua e o paciente apresente vômitos, dores abdominais intensas ou sangramento, nesse caso é necessário procurar a UPA com urgência, pois os sinais de alerta requerem máxima cautela: “O ideal é que a UPA seja uma opção apenas para os casos mais sérios de dengue”, reforça.