São Paulo cria roteiro para orientar turistas no carnaval

Após adiar o Carnaval 2022 duas vezes em decorrência da alta de contaminações por Covid-19, Prefeitura promoverá o desfile no Sambódromo nesta sexta e sábado

Carnaval 2022
O desfile das Escolas de Samba de São Paulo acontecerá nesta sexta (22) e sábado (23). Foto: Divulgação

Para orientar os foliões que irão aproveitar o Carnaval 2022, em meio a este feriado prolongado, a Prefeitura de São Paulo lançou o Roteiro Temático de Carnaval. Através do roteiro o turista poderá conhecer melhor os detalhes do carnaval paulistano e das escolas de samba que desfilarão no sambódromo do Anhembi nesta sexta (22) e sábado (23).

O Roteiro foi produzido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos, juntamente à Liga das Escolas de Samba.

Roteiro Temático do Carnaval em São Paulo 2022
Roteiro Temático do Carnaval em São Paulo 2022

O guia conta a rotina e tudo aquilo que acontece nas quadras durante o ano, desde os preparativos, a escolha dos sambas-enredo, os ensaios, até os segundos que antecedem a sirene final, aquela que autoriza a entrada da escola na avenida. Apresenta ainda os elementos e pessoas chave que compõem o desfile: alas, alegorias, puxadores, passistas, mestres-salas e porta-bandeiras, bateria, mestre de bateria, rainha, princesas, madrinhas e muito mais.

“Você vai conhecer as quadras das escolas, a nossa Corte do Carnaval, sem esquecer, claro, da velha-guarda do samba, o verdadeiro baluarte do Carnaval. Lá também estão todas as letras dos sambas-enredo das escolas do Grupo Especial de 2022! Assim você poderá aprender e cantar junto durante os desfiles”, explica o presidente da SPTuris, Gustavo Pires.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o Roteiro é o melhor incentivo para levar turistas e paulistanos a fazerem essa imersão no samba e redescobrirem o Carnaval nas suas mais diferentes manifestações.”Por conta da pandemia da Covid-19, nossa cidade celebrará seu Carnaval neste mês de abril. Não podíamos deixar de celebrar o carnaval, como fizemos nos dois últimos anos, afinal os desfiles das escolas de samba de São Paulo, são um dos 25 eventos estratégicos do nosso calendário”, disse.

Desfile das Escolas de Samba no Sambódromo do Anhembi

O Carnaval 2022 de São Paulo foi suspenso no ano passado (2021) em decorrência do aumento de casos de internações e mortes por Covid-19. Neste ano ainda ocorreram dois adiamentos também devido a alta nos casos. Após uma reunião com os representantes das escolas de Samba, a Prefeitura definiu a data para os desfiles que ocorrerão neste final de semana.

Esse é o 16° Roteiro Temático preparado pela SPTuris. Todos os outros que contam importantes fatos que marcaram a cidade de São Paulo, como os 100 anos da Semana de Arte Moderna, por exemplo, estão disponíveis gratuitamente para download no site www.cidadedesaopaulo.com.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments