Nesta semana os três municípios da região somaram juntos um total de 1.557 casos positivos de dengue. Os números estão confirmados no Painel de Monitoramento de Dengue do Estado de São Paulo, e até o final da tarde de ontem (19) Santa Isabel registrava 892 casos positivos, enquanto Arujá 435 e Igaratá 230. Ministério da Saúde amplia vacinação contra a doença.
Foi notícia no Ouvidor
- Obra do Centro de Formação gera transtorno a moradores
- Saúde prevê estabilização em epidemia de Dengue
- Saúde autoriza ampliação de vacinação contra a dengue
A fim de conter o avanço dos casos no país, o Ministério da Saúde anunciou, na manhã da última quinta-feira (18), a ampliação da faixa etária de vacinação contra a dengue para doses com vencimento até o próximo dia 30 de abril.
Na região, apenas Santa Isabel já informou que continuará somente com a aplicação para o público infantil de 10 a 14 anos. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que não há doses com vencimento para o dia autorizado pelo Ministério: “logo, a ampliação não é válida para o município”, destacou.
A Secretaria ainda informa que as doses disponíveis estão com estoques baixos e que aguarda o envio de novas doses a ser realizado pelo Ministério para aí sim conseguir ampliar a vacinação na cidade. A Saúde ainda aguarda o envio do resultado sobre três mortes suspeitas de dengue ocorridas no último mês.
Na semana passada, o governo do estado enviou notificação aos municípios para que as cidades suspendam a testagem contra a dengue ao público geral. A medida ocorreu, após sobrecarga no Instituto Adolfo Lutz.
A testagem rápida para dengue segue obrigatória para os grupos considerados prioritários, sendo estes, gestantes, casos graves e óbitos suspeitos da doença.