Na sexta-feira, 04/11, o Tenente Leonardo Borghi, responsável pelo Pelotão da Polícia Militar (PM) de Santa Isabel, realizou uma reunião com o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sidorco e o Gerente da Associação Comercial, José Guilherme para esclarecer como será a ação da PM, em conjunto aos comerciantes da cidade, no projeto Vizinhança Solidária Comercial.
Veja Também
- André do Prado assume a presidência da ALESP
- Tendas do amor e da solidariedade
- Região registra pontos de bloqueio em greve contra o resultado das eleições
De acordo com o levantamento da Polícia Militar, somente no mês de outubro foram registrados x ocorrências por comerciantes locais, o que deixou evidente a importância de evitar ou reduzir delitos cometidos em estabelecimentos.
A vizinhança solidária permitirá o contato direto entre os comerciantes e a equipe responsável pelo patrulhamento da cidade através de um grupo de WhatsApp, dando suporte preventivamente a situações criminosas.
– Se algum suspeito entrar no estabelecimento, o comerciante poderá mandar mensagens no grupo WhatsApp passando as características físicas, cores de roupas e cabelo para averiguarmos imediatamente, disse o Tenente Borghi.
A implantação do programa é gratuita, sendo que os empreendedores poderão custear equipamentos de segurança, de comunicação ou elaboração de placas de identificação, que serão colocadas nos comércios onde o programa será desenvolvido.
– A placa de identificação com o selo da Vizinhança Solidária diminuirá criminosos nos comércios, pois saberão que o estabelecimento tem um vínculo direto com a Polícia Militar, complementou o Tenente.
No município de Sorocaba, de acordo com pesquisa realizada no ano de 2019, pela Polícia Militar, a vizinhança solidária reduziu 90% do índice de criminalidade de 2014 até 2019, e, deixou claro a eficiência para os estabelecimentos participantes, alavancando as vantagens de o programa ser incluído em Santa Isabel.