A região do Alto Tietê receberá o projeto Cidadania Itinerante. A garantia foi dada pelo secretário Estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto de Souza. O projeto tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços essenciais como emissão de documentos, além de promover orientação a população sobre seus direitos individuais.
Veja Também
- Prefeitura de Arujá promove arraial da melhor idade
- César Menotti e Fabiano encerram os festejos do Santa Isabel Rodeio Fest
- Viaduto de Bonsucesso será desmontado
O encontro foi promovido nesta quinta-feira, 13/07, pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) na sede do órgão em Mogi das Cruzes. A reunião contou com a participação de prefeitos, secretários municipais, juízes e advogados.
Para o secretário da Justiça e Cidadania é essencial que as pessoas conheçam e tenham acesso aos diversos programas ofertados pela pasta. “Este é o primeiro consórcio que visito e é uma Região muito simbólica. Estamos presentes para atender às cidades com diversos equipamentos, como o Procon, o CIC, a Fundação CASA, entre outros atendimentos. Nossa intenção é divulgar para a população todos os serviços que dispomos, por isso, contamos com a parceria dos municípios”, reforçou.
Um dos pleitos do CONDEMAT, foi a ampliação do projeto Cidadania Itinerante, que oferece diversos serviços, como a emissão da segunda via de certidões, elaboração de currículos e entrada no seguro-desemprego. Nesta semana, o serviço esteve em Mogi das Cruzes e ainda neste semestre percorrerá outras cidades.
A ampliação das unidades do Procon nas cidades que, ainda não contam com o serviço, assim como a implantação de novos Centros de Integração da Cidadania (CICs), foram estes alguns dos pedidos apresentados pelo consórcio durante a reunião de trabalho.
De acordo com o presidente do CONDEMAT e prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, a integração entre as cidades e o governo estadual é uma importante ferramenta para o desenvolvimento regional. “Trabalhamos juntos e nosso consórcio tem uma representatividade muito significativa no Estado. Queremos ampliar cada vez mais as parcerias já existentes e ampliar o atendimento a quem mais precisa, que é o cidadão. Nossa meta é integrar nossa Região em todas as ações e programas desenvolvidos pela secretaria”, destacou.
O CONDEMAT solicitou também a agilidade do atendimento do Instituto de Medicina Social e de Criminologia do Estado de São Paulo (IMESC) para crianças e adolescentes que precisam de acolhimento, além da retomada dos editais para o Fundo de Interesse Difusos (FID). O secretário estadual se comprometeu a estudar todas as demandas apresentadas pelo consórcio.
O encontro contou com a participação do secretário executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano de Oliveira Sanchez, do diretor executivo do Procon, Wilton Ruas da Silva, do superintendente do IMESC, Ismar Marcilio de Freitas Junior, além do superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior e do presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.
Participaram da audiência os prefeitos de Arujá, Luís Antônio de Camargo; de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale; de Santa Branca, Adriano Levorin; de Santa Isabel, Carlos Chinchilla; os vice-prefeitos de Guararema, Poá e Suzano, Odvane Rodrigues da Silva, Geraldo Oliveira e Walmir Pinto; os juízes Gioia Perini e Thiago Teraoka, do Fórum de Mogi das Cruzes; o presidente da OAB Mogi das Cruzes, Dirceu do Valle; secretários municipais e diretores dos Procons das cidades consorciadas, além de convidados.