Alerta sobre fraudes envolvendo programas socioassistenciais

De acordo com a Prefeitura de Arujá, golpistas realizam tentativas de fraudes envolvem programas socioassistenciais oferecidos no município

programas socioassistenciais
Prefeitura de Arujá, alerta moradores contra tentativas de fraudes envolvendo programas socioassistenciais oferecidos no município. Foto: Divulgação Internet

Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, alerta a população contra eventuais tentativas de fraudes quanto aos programas socioassistenciais oferecidos no município.

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De acordo com a prefeitura as tentativas de fraudes envolvem os programas federal de Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), o Programa Municipal Renda Mínima e de inscrições no Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta de entrada para a inserção nestes e demais programas sociais.

Desconfie de promessas de vantagens na inserção de programas com pagamento prévio, solicitações de envio de fotos e documentos pessoais, pedidos de cadastros remotos via links enviados por WhatsApp, SMS ou e-mails ou boletos, pois são algumas das formas de fraudes utilizadas pelos golpistas.

Segundo a Assistência Social de Arujá, nenhum dos serviços prestados pela pasta e suas unidades requerem pagamentos pelos serviços. Além da gratuidade, os atendimentos junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e as inserções no Cadastro Único devem ser feitas presencialmente nas unidades, de forma totalmente gratuita e os documentos necessários também têm que ser entregues pessoalmente.

A unidade do CadÚnico Arujá atua ainda com agendamentos prévios, para que o atendimento aconteça de forma ordenada.

Se houver alguma suspeita, que possa indicar a eventual ação de golpistas, a orientação é não confirmar nenhum dado, não fornecer nenhuma informação pessoal, assim como documentos ou fotos, e não clicar em links encaminhados via mensagens. Desligue o telefone imediatamente e entre em contato com as unidades municipais para confirmar a solicitação e tirar quaisquer dúvidas.

Mas e se a vítima já tiver caído em um golpe, o que fazer?

Caso tenha sido vítima da ação de golpistas, o beneficiário deve conferir o ocorrido, junto à própria Secretaria de Assistência Social, pelos telefones (11) 4655-0436/(11) 4653-3834 e, após a comprovação, registrar o boletim de ocorrência (B.O.) na Polícia Civil, para que sejam tomadas as devidas providências.

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