Na última segunda-feira, 15, o prefeito de Arujá, Dr. Luís Camargo fez questão de ir pessoalmente até a Câmara Municipal, para entregar em mãos a cada vereador, uma cópia daquele que é considerado a chave do executivo para a geração de emprego e renda na cidade, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal.
Veja Também
- Arujá prepara Semana Pet
- Cetesb libera licença para o Hospital de Arujá
- Hospital e maternidade sob nova gestão
Elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal é um levantamento minucioso realizado por quase um ano, visando identificar o perfil e a qualificação da mão de obra mais presente no município, a fim de encontrar os potenciais setores que podem investir em Arujá, instalando e gerando emprego aos moradores da cidade.
De acordo com o prefeito, estes setores e indústrias serão atraídos por meio de incentivos fiscais que devem vir de forma progressiva. Desta forma, as empresas que se instalarem no município estarão isentas de tributos, a partir da geração de emprego e absorção da mão de obra local.
Ainda que não tenha apresentado o estudo em detalhes, Camargo ressaltou que o levantamento da FGV apontou, pelo menos, quatro tipos de indústria de interesse de Arujá: a de transformação; a de turismo; a de tecnologia e a de saúde.
Na área da saúde o principal fomento deverá vir através da construção do hospital municipal, que está em fase de emissão de licenças ambientais para dar início às obras. “Assim que concluído, o nosso hospital deverá gerar cerca de 400 empregos diretos”, ressaltou o Prefeito.
O estudo realizado pelo executivo, partiu da própria Câmara. O vereador João Luiz (PSD), foi o idealizador do projeto, e assim que assumiu o mandato apresentou um anteprojeto sobre o tema.
“O Prefeito não somente acatou a ideia como avançou ao contratar a FGV para realizar um estudo mais aprofundado da economia local que possibilitará a adoção de medidas para investir de forma estratégica em alguns setores e qualificar a nossa mão de obra para que os empregos gerados beneficiem pessoas de nossa cidade. Fiquei muito feliz com o resultado pois é, sem dúvida, uma vitória de meu mandato, mas principalmente, um avanço para nossa cidade”, disse o vereador.
Para o presidente do legislativo, Abelzinho (PL), o plano permitirá que Arujá inicie uma nova fase de crescimento econômico.
“Através deste levantamento inédito conseguiremos ampliar nossa capacidade de atender as demandas do mercado e avançar, ainda mais, na garantia de emprego, renda e recursos para nosso Município. Da parte do Legislativo, temos a total disposição de trabalhar em parceria com a Prefeitura e fazer o que for melhor para nossa população”, pontuou o Presidente.
O contrato entre a prefeitura e a FGV foi assinado em outubro do ano passado. A administração municipal investiu R$380 mil para a produção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal. Antes de ser transformado oficialmente lei, o Plano deverá passar por audiências públicas, para que os moradores possam contribuir com as sugestões que acharem pertinentes. A primeira audiência ocorrerá na próxima terça-feira, 23/08, às 18h na Câmara Municipal.