Hospital e maternidade sob nova gestão

AMIS é a nova administradora do PA e da Maternidade de Arujá. Em transição sem sufoco, OS assumiu boa parte dos colaboradores da antiga administradora

A Organização Social AMIS é a nova administradora do PA Central e da Maternidade de Arujá.

A Associação Missão Integral Semear de Gestão em Saúde (AMIS) é a nova administradora do Pronto Atendimento (PA Central) e do Hospital Maternidade Dalila Ferreira Barbosa, em Arujá. A Organização Social AMIS apresentou a melhor proposta e deverá administrar as unidades por um ano, o valor do contrato ultrapassa os R$39 milhões.

Após um processo de licitação que durou quase quatro meses a Organização Social AMIS, com sede em Suzano, apresentou aquela que foi considerada, pela secretaria de Saúde de Arujá, a melhor proposta para a administração das duas unidades que são as principais portas do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

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Antes da conclusão do certame, o PA e a Maternidade estavam sob administração do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento da Medicina (ITDM). A empresa até chegou a apresentar a sua proposta, mas não avançou.

Ainda em março deste ano, antes de vencer o contrato entre a Prefeitura e a ITDM, a OS chegou a afirmar que não participaria do processo de licitação alegando que a pandemia da Covid-19, fez os gastos das unidades aumentarem o que impactou o custeio dos serviços: “E para corrigi-los necessitaria de um ajuste econômico superior ao permitido pela legislação”, disse a OS na época.

O novo contrato terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, até o limite de 60 meses. O valor total estimado é de R$39.278.390,16 o valor sairá dos cofres da secretaria Municipal de Saúde em parcelas mensais no valor de R$3.273.199,18. Veja o contrato na integra.

Transição sem sufoco

Embora o novo contrato tenha passado a valer a partir do dia 16 de julho, as Organizações Sociais (OS’s) fizeram entre os dias 16 a 29 de julho o trabalho de transição no qual a ITDM acompanhou a AMIS nos primeiros 15 dias de gestão, a fim de passar a ela todas as informações referentes aos seus contratos e colaboradores.

Desde segunda-feira, 01/08, a AMIS passou a implantar a sua nova estrutura organizacional: “Estamos colocando em prática os novos fluxos de trabalho e planejando ações de melhorias aos serviços prestados ao cidadão arujaense”, disse a AMIS.

Em nota a ITDM informou que finalizou e quitou todos os valores referentes aos seus contratos de fornecedores e prestadores de serviços e o mesmo ocorreu com todos os seus ex-colaboradores no que diz respeito as rescisões de contratos, fundos de garantia e demais obrigações.

“Ao longo dos 30 meses em que estivemos à frente da Maternidade e do PA, realizamos inúmeros projetos que beneficiaram os pacientes e os colaboradores, melhoramos os fluxos de atendimento e nos organizamos para enfrentarmos uma pandemia não prevista e para isso, investimos em infraestrutura e política de recursos humanos, além de mantermos nossas ações sociais”, ressaltou a OS.

A AMIS informou ainda que os atendimentos aos pacientes, assim como a rotina de trabalho dos colaboradores, do PA e da Maternidade ocorrem normalmente. “A maior parte da equipe de colaboradores, cerca de 171 pessoas, permanecem trabalhando conosco nas unidades e algumas readequações ainda estão sendo feitas para melhorar o atendimento”, disse.

A ITDM seguirá ainda em caráter emergencial na administração do PAM Barreto, até que a Prefeitura abra o processo de licitação para administração desta unidade. A secretaria de Saúde não respondeu se a retirada do PAM do novo contrato para a abertura de um novo certame, representará alguma economia aos cofres da Pasta, nem o quanto será pago a ITDM para a administração do PAM até a conclusão da licitação.

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