Todos os anos, o mês de janeiro é dedicado aos cuidados da saúde mental. Denominada de Janeiro Branco o objetivo principal da campanha é atrair a atenção das pessoas sobre a importância da prevenção às doenças psiquiátricas. O Ouvidor debateu o assunto em entrevista com a psicóloga Camila Britto.
Veja Também
- Santa Isabel debate o futuro da Saúde Mental
- Especialistas defendem mais recursos para saúde mental
- Os impactos da atualidade na saúde mental
O que antes era considerado um assunto tabu, o suicídio ganha cada vez mais as rodas de conversas, o que para a psicóloga Camila é necessário a fim de dar destaque a um assunto necessário e urgente. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que todos os anos mais de 700 mil pessoas cometem suicídio, o que representa 1 a cada 100 mortes registradas no mundo.
Camila explicou sobre a importância da família e pessoas próximas, estarem atentas a comportamentos que possam indicar os primeiros sinais de adoecimento emocional e porquê é cada vez mais importante que tratamentos voltados a saúde mental estejam acessíveis a todos. De modo geral, mudanças comportamentais que trazem prejuízos a atividades diárias, sejam elas no trabalho ou na vida pessoal, devem servir de alerta.
“Mudanças na rotina do sono; Isolamento da família e do contato social de forma repentina; Comentários como ‘eu prefiro morrer do que passar por isso’; ou até mesmo o uso de roupas de mangas longas, mesmo em dias de calor a fim de esconder possíveis sinais de automutilação nos braços ou antebraços. Todos estes são sinais que a família e amigos devem estar atentos”, alertou Dra. Camila.
Santa Isabel reforça a importância do CAPS
A secretaria de Saúde de Santa Isabel, reforça a importância da população, que precisar de atendimentos voltados a saúde mental, para que procure o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A unidade, situada na região central da cidade, disponibiliza acompanhamento profissional gratuito com auxílio de psicólogos e psiquiatras, além de dar apoio a família. Só no ano passado, a cidade registrou cinco casos relacionados a tentativa de suicídio.
Em casos de Emergência:
A Polícia Militar reforça a importância do número 190 a procura de atendimento relacionados a tentativas de suicídio. Outra opção, para quem sofre de crises emocionais é o Centro de Valorização a Vida (CVV), que possui atendimento 24 horas por dia, através do CHAT ou do número 188. Procure ajuda.
A entrevista completa com a psicóloga Camila Britto pode ser conferida no Canal do Ouvidor no Youtube.