Santa Isabel debate o futuro da Saúde Mental

Um evento inédito, a 1ª Plenária de Saúde Mental de Santa Isabel debateu a realidade do município e as necessidades pungentes para um futuro melhor.

A plenária reuniu pessoas engajadas em melhorar a qualidade de vida de pessoas com transtornos e/ou sofrimento mental

No dia 09/04, o Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, Maria Clara da Costa Barbosa, virou um núcleo de troca de ideias, estratégias e discussões de medidas efetivas e humanizadas para atendimento de pessoas com transtorno mental.

Veja Também

O tema central era “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção Psicossocial no SUS”, determinado pelo Conselho Nacional de Saúde.

Da plenária municipal saem as propostas que serão encaminhadas ao Encontro Macrorregional. Veja o que Santa Isabel levará:

EIXO I – Cuidado em liberdade como garantia de direitos à cidadania

Proposta I: Um espaço de convivência comunitária nas escolas de nível municipal e estadual com propostas de atividades de lazer, cultura, saúde e esporte que podem ser desenvolvidas por voluntários, estagiários supervisionados pelas secretarias competentes, oficinas (crochê, artesanato, computação, gincanas entre outras) e palestras.

Proposta II: Ampliar e garantir a oferta de leitos para tratamento de dependência química garantindo a desintoxicação e inserção do paciente no tratamento continuado em comunidades terapêuticas e tratamento ambulatorial dentro do território de origem.

EIXO II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia dos serviços de Saúde Mental

Proposta I: Investir na educação continuada e permanente dos servidores da saúde mental e de toda a rede de Atenção Básica e Especializada.

Proposta II: Prever no orçamento estadual e federal, recursos para investimentos em serviços de saúde mental. Criação de política pública voltada para o sofrimento mental aos funcionários do SUS.

EIXO III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, integralidade e equidade

Proposta I: Fortalecer o sistema de referência no nível regional visando a integralidade na assistência.

Proposta II: Garantir recurso estadual e federal para oferta dos serviços complementares ao atendimento multiprofissional adequado às pessoas com deficiência dentro do município. Exemplo: terapia ocupacional; fisioterapia; fonoaudióloga; neuropediatra; equoterapia; psicólogo

 

EIXO IV – Impactos na Saúde Mental na população e os desafios para o cuidado psicossocial durante pós pandemia

Proposta I: Formação de Profissionais à nível regional para Terapias Comunitárias.

Proposta II: Financiamento do programa de Equipes de Especialização de Apoio à Atenção Primária. Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família.

Para representar o município, foram eleitos delegados Titulares e Suplentes

1-    Segmento Usuário:

Titular: Angélica de Cássia Toledo; Jefferson Astuti M. de Barros; Leonardo Lopes M. da Silva; José Roberto L. dos Santos; José Maria de Lima Jr.; Maria Madalena dos Santos.

Suplente: Michelle Aparecida Silva; João Vitor Miranda Barbosa.

2-    Segmento Trabalhador:

Titular: Gilmar dos Santos Oliveira; Renata Mateus Chiapetta; Elia Rodrigues Ramos.

Suplente: Vicente Ferreira dos Santos; Marlene A. Rodrigues dos Santos.

3-    Segmento Gestor

Titular: Márcia Maria M. Caetano da Silva; Renata Vargas; Michele Ribeiro da Cruz.

Suplente: Rosa Maria Ravazzi; Simone Alves de Oliveira.

Na próxima segunda-feira, dia 18/04, às 19h no Programa De Frente com o Ouvidor vamos bater um papo com Célia Brito, Presidente do Conselho e diretora de Assistência à Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Isabel. Participe!

 

 

 

 

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments