
Buscando orientar a população sobre os cuidados e prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, Arujá, Santa Isabel e Igaratá promovem durante todo este mês campanha alusivas ao Dezembro Vermelho. Nos municípios, todas as unidades de saúde ofertam gratuitamente testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e outras doenças.
Veja Também
- Prevenir é um ato de amor
- HIV ou Aids? As principais dúvidas que ainda existem
- Desigualdades e estigmas prolongam pandemia de Aids
Em Arujá, além das ações nas unidades de saúde, a prefeitura realizou no último sábado 03/12, abordagem com os agentes de saúde na Praça do Coreto, região central da cidade. Foram distribuídos preservativos e panfletos de orientação aos moradores sobre os cuidados e a importância da detecção rápida de possíveis IST’s para tratamento imediato.

Em Santa Isabel, na semana passada, a Prefeitura estacionou um ônibus da saúde na Praça da Bandeira e além da oferta gratuita de testes rápidos para detecção de IST e Covid-19, também realizou atendimento de saúde bucal e atualização da caderneta de vacinação dos munícipes.
De acordo com Miriam Novaes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Santa Isabel, além dos testes, as equipes da Saúde Bucal também atenderam a população e também foi ofertado vacinação contra a covid-19: “A gente aproveita para promover várias ações, pois infelizmente se colocarmos apenas testes para HIV e Sífilis, a população tem muito preconceito ainda e acaba não indo fazer”, disse.
Em Igaratá a Prefeitura estará disponibilizando testes rápidos de HIV e Sífilis, na unidade de Pronto Atendimento, Saúde da Família e Ambulatório Central da cidade. De acordo com a secretaria de Saúde de Igaratá, a meta é realizar no mínimo 50 testes rápidos neste mês. Ontem a equipe da saúde realizou distribuição de preservativos e orientações no Auto Posto Chaparral.