Nova CNH já está valendo em todo o País

De acordo com o Detran.SP, novo modelo permitirá a inclusão de nome social e até filiação afetiva

NOVA CNH
Nova CNH tem modelo de acordo com a Resolução Contran nº 886, de 13 de dezembro de 2021.

A nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já está disponível para todos os condutores desde quarta-feira 01/06. A nova CNH traz novidades, além de identidade visual com tons em verde e amarelo, o documento possibilita que o motorista insira o nome social, para quem já tem este item na Carteira de Identidade.

“O novo modelo possibilita que o cidadão inclua o nome social e a filiação afetiva no documento, dois itens que permitem o exercício da cidadania aos condutores de todo o país”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

A nova CNH possui também, uma tabela com imagens de veículos, que indica os tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir. No verso, está presente no documento texto em português, inglês e espanhol, o que facilita a identificação do condutor em outros países.

O código internacional similar ao utilizado em passaportes também consta no novo modelo. Chamado de MRZ( Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), a opção permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

“Ainda assim a Permissão Internacional para Dirigir (PID) precisa ser emitida para que o condutor habilitado no Brasil (com Permissão para Dirigir ou CNH definitiva) possa dirigir nos países signatários da Convenção de Viena e nos países que atendam o princípio de reciprocidade”, reforça Neto Mascellani.

Para condutores que possuem a CNH definitiva, o documento mostra agora a letra “D”. Já para os permissionários, a letra é a “P”.

A naturalidade e a nacionalidade do motorista, itens que não tinham no modelo anterior, agora estão presentes. Informações sobre possíveis restrições médicas e outras informações adicionais caso o cidadão exerça atividade remunerada (EAR), continuam na nova CNH.

 

Veja Também

Detran autua desmanches clandestinos

CNH atual vale

A entrada em vigor da nova CNH não invalida os documentos atuais, que continuam valendo em todo o Brasil até sua data de validade.

“Para as habilitações emitidas partir desta quarta-feira (1), o novo formato já estará disponível aos motoristas. É importante reforçar que mesmo com as mudanças, as taxas para a emissão do documento não serão alteradas”, informa o Detran.SP.

 

A nova carteira de motorista mantém o QR Code, disponível nos documentos emitidos a partir de 2017, e que pode ser acessada pelo celular por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), do Governo Federal. Tanto a versão física quanto a versão online do documento são válidas em todo o território nacional. O documento físico continua sendo entregue ao endereço de cadastro do cidadão.

 

Veja o passo a passo para renovar sua CNH no site oficial do Detran.SP e no Poupatempo

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments