No Pé do Ouvido

por Redação

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.430 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

IGARATÁ

TRANSPARENCIA – O portal da transparência é sem dúvida uma das ferramentas mais importantes para que os cidadãos fiscalizem o que acontece no setor público. Sem esse acesso as informações públicas, questões inimagináveis ficariam sempre nos porões de meros balancetes e nunca viriam a público.

SALÁRIOS – E se tem algo no portal da transparência que não passa batido pelos olhos atentos da população é a remuneração dos servidores públicos. E foi averiguando os salários recebidos pelos servidores, que populares constataram algo, que se realmente comprovado, trata-se de fraude.

SEM AULA – Pois bem, professores analisando o que seus colegas receberam de remuneração, identificaram que alguns professores que estão ocupando cargo comissionado, receberam além do salário do cargo, uma quantia a mais, como se tivessem dado aulas eventuais.

ISSO É FRAUDE – Aí é que começa o problema. Quem ocupa cargo comissionado não pode ser professor eventual. Mas se fosse somente isso, ainda o problema seria menor. O que relatam é que essas pessoas que ocupam os cargos comissionados, nunca entraram na sala de aula para ministrar as aulas eventuais pelas quais receberam. Isso é grave, muito grave e precisa ser apurado. Se comprovado, configura fraude. E isso tudo, porque estamos falando da Educação, que deveria dar o exemplo!

QUEM É O PAI? – O asfaltamento de um trecho de via na ala 2 do Parque Alpina se tornou o mais recente ponto de discórdia entre os vereadores de oposição Gabriel Prianti, Albert Ursão e Silvio Jorge e o Prefeito Elzo. O foco é a paternidade da obra.

QUEM É O PAI 2? Tudo começou com o Prefeito gravando um vídeo e agradecendo os seus deputados pelo benefício. Dias depois, os vereadores também gravaram um vídeo, contando todo o histórico de pedidos e mostrando que foram na verdade eles que intercederam para que os recursos para a pavimentação fossem liberados.

LINHA DO TEMPO – A montada pelos vereadores na publicação, muito bem feita por sinal, ficou claro o trabalho deles e a intermediação do ex- deputado federal Eduardo Cury para que os recursos fossem liberados. Ontem, Cury, a convite dos vereadores, esteve pessoalmente no local para visitar as obras e reconhecer a paternidade.

CLANDESTINO – A praga de loteamento clandestino que acontece em Igaratá em cada momento se utiliza de mecanismos novos para ludibriar e iludir os eventuais compradores e vítimas da fraude.

CLANDESTINO 2 – Num caso específico o vendedor jurou para um interessado que o empreendimento seria regularizado e poderia comprovar isso. Apresentou para o interessado uma planta do empreendimento com a aprovação da Prefeitura, ressaltando que o responsável técnico ainda seria cônjuge de pessoa política com mandato na cidade.

CLANDESTINO 3 – Na verdade, a tal aprovação é apenas uma mera certidão de conformidade do projeto emitida pela Prefeitura, em 2023. É só a primeira de muitas etapas para que um empreendimento possa ser regular. E só pode ser vendido terreno em loteamento após a sua aprovação total. Antes o loteamento é irregular e a venda de lotes é crime.

CLANDESTINO 4 – E olha que neste caso, tem o nome e CPF do proprietário e o CREA do engenheiro no documento. O que está difícil é ver alguma atitude real da Prefeitura para fiscalizar essa verdadeira praga urbana.

ESCURIDÃO – Uma rua central da cidade ficou sem iluminação pública, totalmente no escuro, por dias. Aí, o vereador Gabriel gravou um vídeo no escuro cobrando providências da Prefeitura. Dias depois o problema foi solucionado, mas não deu para deixar de notar que depois do episódio, quem quisesse acessar o site da Prefeitura era direcionado automaticamente para uma mensagem informando o número de telefone para solicitar reparos na iluminação pública. Valeu o velho ditado, bate na cangalha, que o burro anda!

VEM MAIS UM – Mesmo escalpelada por milhares de reais de condenação trabalhista a que foi obrigada a pagar nos últimos anos, quem não se lembra do episódio de $8 milhões do médico e dos $5 milhões das férias pagas fora do prazo, a Prefeitura de Igaratá está prestes a tomar mais um solavanco na Justiça.

VEM MAIS UM 2 – O foco agora é a movimentação de advogados que estão sendo consultados para ajuizar ação cobrando a diferença entre o que a Prefeitura paga e o que deveria estar pagando referente ao piso do magistério. Pelos cálculos iniciais, pode ser outra flechada de alguns milhões de reais!

SANTA ISABEL

RADAR – Antes mesmo de completar um mês de operação os radares de Santa Isabel já sofreram as suas primeiras intervenções. Os equipamentos instalados no trecho municipal da Rodovia Vereador Albino Rodrigues Neves, na saída para Arujá, tiveram que ser retirados do local, para serem instalados um pouco mais abaixo na rua da Escola ETEC. De acordo com a Prefeitura, a realocação do radar foi determinada em conjunto com o DER, com objetivo de trazer mais segurança para os alunos da escola técnica.

RADAR 2 – A mudança do radar prova que se houve estudo para definir os pontos onde os equipamentos seriam instalados, tal estudo foi mal feito. Mais do que inibir possíveis infrações de trânsito, o objetivo principal dos radares é auxiliar a Polícia Militar na identificação de possíveis criminosos e isso acontece por meio do sistema Detecta da Secretaria de Segurança Pública (SSP) integrado aos equipamentos.

RADAR 3 – Acontece que tanto o radar realocado para a Rua da ETEC, quanto os demais instalados na Variante e na saída para Igaratá possuem rotas de fuga que facilitam para que criminosos e motoristas infratores despistem os equipamentos de segurança. Ainda de acordo com a Prefeitura, o radar realocado, voltará a funcionar a partir do próximo dia 01 de julho.

VISITAS – Nesta semana, o gabinete da Prefeitura de Santa Isabel recebeu a visita de sua ex-chefe, Fábia Porto. A ex-prefeita foi convocada a prestar esclarecimentos sobre uma comissão aberta que investiga irregularidades no contrato de reforma do Mirante do Monte Serrat. Além dela, um de seu ex-secretário na época, responsável pela elaboração do projeto, também foi convocado e de acordo com testemunhas colocou a culpa pelos erros em sua ex-chefe. Fábia ficou decepcionada com as acusações de seu ex-aliado.

VISITAS 2 – Por outro lado, pessoas ligadas ao governo, garantem que a visita de Fábia também teve como objetivo reatar as alianças com seu ex-vice e atual prefeito Chinchilla. Ficou acertado a promessa de um apoio para as eleições municipais em 2024, até ficha de filiação partidária foi assinada e está devidamente guardada nas gavetas municipais para ser utilizada como possível cartada final. Fábia nega.

MAIS VISITAS – Outra visita desta semana ao gabinete municipal foi a do ex-secretário de Serviços Municipais Kadu Barbosa. A conversa foi de portas fechadas, mas a busca por apoio de Kadu é o principal desejo do prefeito Chinchilla, cogita-se que o jovem promissor possa até ser vice na futura chapa. Mas isso só vai acontecer se o União Brasil der o aval.

REDE SOCIAL – Publicações nas redes sociais da prefeitura estão deixando um tal vereador raivoso. A queixa é que ele não tem sido mencionado nas marcações das fotos, o que ele acredita ser uma armação de assessores do Prefeito que querem prejudicá-lo. Por mensagens trocadas, o edil garantiu que se na próxima foto não for marcado nas publicações, uma ligação dele já basta para promover uma exoneração no gabinete do executivo.

FELIZ – A Igreja Adventista do Sétimo Dia promoverá neste sábado, 17/06, na Praça central do Bairro Jd. Eldorado mais uma edição do Projeto Faça uma Criança Feliz. A partir das 13h30, já haverá concentração no local e o evento deve se estender até às 17h. Serão ofertados gratuitamente, teste de glicemia, aptidão física e aferição de pressão arterial, além de diversas atrações e recreação para a comunidade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments