Radares começam a operar em 15 de maio

Convênio de segurança em radares da cidade permitirá até captura de criminosos através de reconhecimento facial em Santa Isabel

Radares
A Av. Coronel Bertoldo (Variante) será um dos pontos que receberá os novos radares. Foto: Bruno Martins - Jornal Ouvidor

O prefeito, Dr. Carlos Chinchilla assinou junto à secretaria de segurança pública de São Paulo na última quarta-feira (26), o convênio de segurança que permitirá a integração ao sistema “Detecta” através dos radares de entrada e saída da cidade. O sistema permitirá a ação rápida da Polícia Militar na identificação de veículos roubados ou furtados, irregulares e de proprietários com mandado de prisão. O novo recurso passa a operar a partir de 15 de maio.

Veja Também

A prefeitura informou na tarde de ontem, 28/04, que os novos radares instalados nas entradas e saídas da cidade, passam a operar no próximo dia 15 de maio. Os detectores estão instalados nas Avenidas Coronel Bertoldo, Sebastião Claudiano e no trecho municipal da Rodovia Vereador Albino Rodrigues Neves. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, nesses locais, o limite de velocidade passará a ser de 40 km/h.

Mas além do descumprimento de motoristas com o limite de velocidade determinado os equipamentos também servirão como monitoramento por meio do Sistema Detecta, no qual veículos ou motoristas em situação irregular serão identificados através de reconhecimento facial e/ou escaneamento de placas. Assim que identificado alguma irregularidade, o sistema é acionado emitindo um chamado a PM e essa poderá abordar o indivíduo posteriormente.

Segundo o Capitão da Polícia Militar, Anderson Pelegrine, o Detecta tem mais aplicabilidades além do reconhecimento facial, placas, documentação e acesso direto, facilitando na captura do criminoso e o registro de eventos como acidentes tal como colisões e atropelamentos.

Algumas cidades das regiões da Baixada Santista, Litoral Norte, Alto Tietê, Vale do Paraíba já participam do convênio integrando mais de 2661 câmeras de monitoramento, formando o maior anel de sistema monitorado da América Latina.

“A região abrangida pelos novos radares, é protegida por tecnologia de ponta que oferece o acesso do circuito de entrada e saída de veículos ou motoristas em tempo real. Contudo, o principal objetivo da implementação do cinturão eletrônico no município é a prevenção ao excesso de velocidade dos veículos, garantindo um trânsito mais seguro para pedestres e motoristas além da captura de criminosos”, afirmou a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Para a instalação dos equipamentos o governo municipal investiu R$ 238 mil reais, o sistema e as conexões é custeado pelo governo do Estado.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments