Fim da espera pela tomografia

Estimativa de Santa Isabel é zerar a fila de espera até a segunda quinzena de dezembro

tomografia
Tomógrafo anterior tinha entrada para um canal, o atual tem entrada para quatro. Permite imagens mais nítidas e resultados mais rápidos

Aparentemente, cerca de 400 pessoas em Santa Isabel esperavam pela oportunidade de fazer uma tomografia, exame necessário para refinar o diagnóstico médico de algumas enfermidades. Mas o tempo de espera acabou, a expectativa é que a lista de espera seja zerada até a primeira quinzena de dezembro.

Veja Também

Por meio de convênio entre a Santa Casa de Santa Isabel e a Prefeitura Municipal os exames são feitos no hospital da cidade que, nos últimos meses vinha enfrentando o desafio de dar sequência a este atendimento, em razão dos problemas técnicos ocorridos na aparelhagem.

O aumento de custos para garantir a locação de um equipamento mais moderno colocou em risco a disponibilidade da tomografia em Santa Isabel, até que a Câmara Municipal, por meio de análise do orçamento, encontrou e auxiliou na disposição dos recursos.

O vereador Anderson C. Rebelo, o Anderson Cueca (PL), conta que a questão da tomografia foi debatida por todos os parlamentares e, para garantir o atendimento, até o final do ano ele acrescentou uma emenda de R$120 mil ao pedido de crédito adicional, proveniente de superávit da prefeitura.

“O executivo pediu a aprovação de quase nove milhões do orçamento e nós conseguimos acrescentar a emenda de recursos para o tomógrafo funcionar até o final do ano. Além disso, para garantir a continuidade em 2023, vamos acrescentar o recurso necessário na Lei Orçamentária Anual – LOA”, destaca Anderson.

O tomógrafo, mais novo que o anterior, começou a funcionar nesta semana, dia 10/11, disponibilizando imagens mais precisas, de forma mais ágil e com maior gama de exames, dos mais simples aos mais complexos.

“No aparelho antigo, no auge da pandemia, chegamos a fazer mais de 50 exames por dia, isso acelerou o desgaste e a falência do aparelho. Mas com o novo equipamento, podemos até dobrar essa quantidade, pois o aparelho tem suporte e capacidade”, diz Nelson Bueno, um dos membros da equipe de tomografia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments