Febre maculosa deixa região em alerta

Dois moradores de Santa Isabel estiveram em Campinas e podem ter contraído febre maculosa.

Dois homens e duas mulheres, com idade entre 21 e 45 anos estão entre os casos suspeitos de febre maculosa registrados em Santa Isabel. A doença, transmitida pelo carrapato estrela, não é nada nova, mas um surto de casos positivos e mortes em decorrência dela acendeu o alerta nas autoridades de saúde.

Veja Também

Tanto os quatro casos suspeitos de Santa Isabel, quanto os casos confirmados e em investigação registrados em outros municípios do estado, estão relacionados ao mesmo local de contaminação. Uma fazenda, situada em um distrito da região de Campinas onde ocorreu um evento no último dia 27 de maio que reuniu mais de 3.500 pessoas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, do início deste ano, até a tarde de ontem, o Brasil registrou 53 casos positivos de febre maculosa, dos quais cerca de 30 se concentram na região sudeste entre São Paulo e Minas Gerais. Até o último dia 14, o Brasil contabilizava, neste ano, oito mortes por febre maculosa, todas, no estado de São Paulo, sendo quatro delas confirmadas nas últimas semanas.

Em entrevista ao Programa de Frente com o Ouvidor, o advogado e médico veterinário Dr. Henrique Guérin explicou o que é a febre maculosa; como o ser humano pode contrair a doença e o que fazer ao notar os primeiros sinais e sintomas. “Trata-se de uma doença que acomete muito os cães, mas estes animais possuem uma resistência melhor a essas bactérias, o que não é o caso do humano. Se não identificado e tratado imediatamente pode sim, levar a morte”, explicou o especialista.

Dr. Henrique reforça que o carrapato estrela pode se alojar e desovar em qualquer ambiente, inclusive nas paredes das residências e não só nos gramados de chácaras e sítios. “A bactéria está no aparelho bucal do carrapato, e quando ele fixa na pele, um prazo de 4h ou até menos, pode ser o suficiente para que haja uma introdução grande de bactéria na corrente sanguínea”, disse.

O veterinário explicou ainda que a doença pode ser transmitida em qualquer fase da vida do carrapato e que os sintomas são muito parecidos com os da gripe: “Os principais sintomas são, febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, além de vermelhidão na palma das mãos e sola do pé. Se o paciente estiver com uma imunidade baixa, a doença pode progredir com mais facilidade”, diz.

O setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Santa Isabel disse que acompanha os casos em investigação no município: “Trata-se de duas mulheres de 32 e 45 anos, além de dois homens de 21 e 30 anos. Todos são moradores do município e estiveram no evento em Campinas. Destes apenas o homem de 30 e a mulher de 32 anos permanecem internados em observação hospitalar”, explicou a Pasta.

Todos os pacientes tiveram suas amostras coletadas e enviadas a São Paulo, para o Instituto Adolfo Lutz. De acordo com André Camargo, da Vigilância Epidemiológica da cidade, as amostras deverão ser coletadas em duas etapas devendo a próxima ocorrer em 14 dias. “É possível que tenhamos o resultado destes pacientes dentro de 20 dias”, explicou.

Durante a entrevista ao Ouvidor, Dr. Henrique Guérin reforçou que aos pacientes que tiveram contato com locais com grande infestação de carrapatos, e que porventura vieram a apresentar alguns dos sinais e sintomas da febre maculosa, que procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo da sua casa: “A maioria dos casos que evoluem para o óbito, estão relacionados a pessoas que procuraram atendimento tardio já com a doença em altíssima evolução. Quanto mais rápido o diagnóstico mais positivo será a resposta ao tratamento”, salientou.

Ainda na região, Arujá informou ainda não ter registrado nenhum caso confirmado e nem suspeito de febre maculosa. Igaratá, não respondeu. A entrevista completa com o veterinário Dr. Henrique Guérin está disponível no canal oficial do Ouvidor no Youtube.

Atualização da Prefeitura de Santa Isabel – Nota enviada no domingo 18/06/2023

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os dois pacientes que estavam internados na Santa Casa de Misericórdia de Santa Isabel, com suspeita de febre maculosa, seguem realizando o tratamento com antibióticos em casa.

O Departamento Municipal de Vigilância em Saúde continua acompanhando os casos suspeitos, e aguarda os resultados dos exames de sangue, enviados ao Instituto Adolf Lutz.

Santa Isabel, 18 de junho de 2023.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments