Estudantes viajam nos sabores de bolos

Projeto contou com diferentes temas e propostas, abordadas através de diferentes sabores de bolos.

sabores de bolo
Os temas abordados pelos participantes foram desde homenagens à Margaret Hamilton até o Ursinho Pooh

Os alunos do 2º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) da Escola Técnica Estadual – ETEC de Santa Isabel puderam desfrutar de sabores de bolos como o “Red Velvet”, Maracujá e Chocolate com Morango, graças aos ensinamentos nas disciplinas gerais e técnicas, que foram aplicados em forma de bolos, na quarta edição do projeto “Mãos na Massa”, realizado na manhã do último sábado (21).

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Criado em 2018 como proposta de atividade interdisciplinar, o “Mãos na Massa” tem como objetivo a criação de bolos temáticos, confeccionados a partir da utilização dos aprendizados adquiridos ao longo de todo o Ensino Médio na instituição.

Segundo Valmir Barbosa, professor de matemática da Escola Técnica isabelense, o projeto permitiu aos estudantes desenvolverem as diversas competências matemáticas, através da organização de custos e logística do grupo, as competências históricas através dos conhecimentos acerca do contexto histórico dos ingredientes, o marketing e divulgação utilizando a Administração, entre outros aspectos. “Ao mesmo tempo em que explicam todo o conceito por trás do bolo, eles comentam o que o tema representa para eles”, ressaltou.

Os temas abordados pelos participantes foram desde homenagens à Margaret Hamilton – cientista da computação e engenheira de software que desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11 – até o tema “Ursinho Pooh”, que traz como principal conceito a luta contra a depressão e ansiedade, que são representados através dos personagens do desenho.

Para a aluna Victória Manuela, o projeto foi uma oportunidade de explicar a importância da conscientização acerca dos problemas abordados na animação. “Foi um trabalho árduo, porém tudo valeu a pena. Buscamos esse tema para falar sobre os transtornos mentais que infelizmente estão cada vez mais presentes no cotidiano”, comentou.

O que foi avaliado

Segundo Mirian Garrido, professora de história e uma das juradas do concurso, a avaliação deste ano também contou com vários critérios, como por exemplo, a oralidade, explicação dos alunos e a criatividade foram tópicos levados em consideração. “Assim conseguimos ver elementos como o planejamento de uma empresa, a comercialização do produto, a pesquisa e as relações de todo o conhecimento”, comentou.

Como premiação aos alunos que participaram do projeto, Valmir Barbosa ressaltou que todos são os verdadeiros vencedores, e anunciou que estão organizando um momento de recreação para os alunos. “o objetivo do trabalho foi alcançado com êxito”, comentou.

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