quarta-feira, junho 29, 2022
spot_img
InícioEconomiaDicas de como economizar na conta de luz

Dicas de como economizar na conta de luz

O grande vilão da estação é o chuveiro elétrico. Um banho longo na posição “inverno” pode representar aumento na conta de luz no fim do mês

A semana começou gelada em várias cidades do Sudeste devido a chegada de uma massa de ar polar. E o frio deve se intensificar nos próximos três meses, com o início oficialmente do inverno, nesta terça-feira (21). Veja dicas de como economizar na conta de luz nesta estação.

Ao longo da estação, as temperaturas em todo o estado de São Paulo começam a apresentar queda acentuada nos termômetros e a expectativa é de aumento no consumo de energia elétrica devido ao uso mais frequente de equipamentos como o chuveiro elétrico, aquecedor, máquina de secar roupa, entre outros.


Leia também

4 dicas para aumentar as vendas presenciais


Pensando nisso, a Neoenergia Elektro separou algumas dicas para que os clientes consigam manter e até reduzir o valor da conta, mesmo durante o período mais gelado do ano.

O chuveiro elétrico é o campeão de consumo nas residências. Na época do frio, as pessoas costumam passar mais tempo no banho e usam o aparelho no modo inverno, que consome ainda mais energia.

O aparelho, considerado o grande vilão na conta, pode representar mais de 30% do valor total da fatura das famílias. O ideal é programar o banho para horas mais quentes do dia e evitar colocar o chuveiro na potência máxima. Prefira a temperatura verão que consome cerca de 30% menos que a posição inverno. O ideal é que a duração do banho seja de cinco a oito minutos.

O mesmo acontece com as torneiras elétricas. O recomendável é lavar louças em horários do dia em que a temperatura está mais elevada, para evitar usar a água quente. Se não for possível, vale lembrar que é sempre melhor ensaboar tudo de uma vez e só depois ligar as torneiras para um único enxague.

O aquecedor é um aparelho muito utilizado nesta época, princpalmente nas cidades mais altas do estado, onde os termômetros costumam reguistrar temperaturas baixas durante todo a estação. O consumo pode chegar a um terço do gasto doméstico com eletricidade. Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos, utilize-o apenas quando estiver no ambiente e regule a temperatura para que o espaço não fique muito quente. A orientação é manter o calor da casa fechando as janelas e portas no meio da tarde.

“ Com essas dicas é possível ter conforto durante todo o inverno. São simples atitudes que irão contribuir para orçamento da família, sem impactar no valor da conta de energia”, comenta Ana Mascarenhas, gerente da Neoenergia Elektro.

 

Sobre a Neoenergia Elektroa Neoenergia Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,8 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).

FONTE: Comunicação / Neoenergia Elektro

Érica Alcântara
Érica Alcântarahttps://jornalouvidor.com.br
Jornalista, escritora e poeta, Érica Alcântara se formou em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Bacharelado e Licenciatura e há mais de 10 anos atua como repórter do Jornal Ouvidor
RELATED ARTICLES
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Most Popular

Recent Comments

Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Ana Maria Monteiro da Silva on Homero vira lenda
Agenor Vallone on Homero vira lenda
Ana Paula Carrara on Homero vira lenda
José Francisco "Chiquinho" on Mais segurança em Arujá